SEMAM e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado fazem coleta de amostras de água e mexilhão perna-perna para análise

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), acompanhou, esta semana, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em um atendimento ao programa de animais aquáticos, na colheita de amostras de água e mexilhão perna-perna, na praia das Cigarras, Costa Norte.

Em comemoração ao Dia da Árvore, crianças do projeto Garoçá plantam 50 mudas na Praça do Kitesurfe, na Enseada

Para comemorar o Dia da Árvore (21/09), na véspera da chegada da Primavera, crianças de 6 a 12 anos do Projeto Garoçá (vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano - SETRADH), plantaram hoje, na Praça de Kitsurfe, na Enseada, Costa Norte de São Sebastião, 50 mudas de diferentes espécies.
Acompanhadas pelos professores, as crianças plantaram Pitangueiras, Araçás, Aroeiras, Ingás e Ipês Brancos. Cada árvore recebeu o nome de uma criança do projeto.

Cerca de duas toneladas de lixo são recolhidas no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

As secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião participaram, no último sábado (16/09) do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, no qual foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo. A SEMAM atuou no mangue Ninhal, na Enseada; mangue do Araçá (Varadouro); mangue Barra do Sahy e Praia do Porto Grande. Somente nessa última, foram retirados 200 kg de sujeira. Praia Deserta (região central) e Maresias (Costa Sul) coletaram cerca de 120 kg cada. Somente na Costa Norte foram aproximadamente 700 kg em três praias.

São Sebastião participa de ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que acontece neste sábado

O Instituto Terra & Mar coordena no dia 16 de setembro, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, a campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – 2017”, que ocorrerá a partir das 9h, em diversos pontos da cidade. Por iniciativa da The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana, este evento mundial visando a educação ambiental e a conservação marinha vem sendo promovido há 32 anos em vários países.

São Sebastião vai ganhar escola de educação ambiental

São Sebastião vai contar com uma Escola Municipal de Educação Ambiental que deverá ser lançada no próximo dia 21 de setembro, data comemorativa do “Dia da Árvore”. O projeto vai contar com a parceria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e dos Recursos Naturais Renováveis.

Prefeitura lança projeto de recuperação de áreas degradadas no município

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) iniciou um projeto de recuperação de áreas degradadas de São Sebastião. A operação vai contemplar áreas públicas e privadas que apresentem uma situação ambiental de notória degradação, tal como aquelas observadas nos morros do Guaecá, Toque-Toque e Paúba, que apresentam ausência de vegetação arbórea e graves processos erosivos.