Os diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino, juntamente com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação (SEDUC), participaram do último encontro do de Formação em Gestão Educacional (FORMAGEST) com o consultor em educação e gestão Renato Casagrande, e o consultor acadêmico e empresarial, Adelar Hengemühle.

Casagrande palestrou no primeiro dia da Jornada Pedagógica, realizada em agosto. A etapa final aconteceu na última terça e quarta (26 e 27) no auditório da FASS (Faculdade de São Sebastião).

No primeiro dia Hengemühle trabalhou a gestão da aprendizagem e organização do trabalho pedagógico. O projeto político pedagógico das escolas foi bastante discutido. Já no segundo dia Casagrande tratou sobre a formação, desenvolvimento e gestão de pessoas no ambiente escolar.

Casagrande contou estar muito satisfeito com o desenvolvimento da equipe de São Sebastião. “O que a gente vê, principalmente de resultado, é um movimento interno de mudança. Eu vejo um movimento muito positivo e proativo, e provocação de mudança na escola”, definiu.

Segundo Hengemühle, colocar pessoas em movimento é um desafio, mas é uma necessidade no mundo de hoje.  “Nós saímos daquele pressuposto que a gente tinha ‘estou formado’. Hoje se nós pararmos de buscar conhecimento, informação continuada, por um ano nós estamos fora do que efetivamente está acontecendo, então tem muitos desafios pela frente”, declarou o professor.

A coordenadora da educação infantil Stella Mendes disse que foi bom revisar as teorias das quais já tinha estudado, e que compartilha das ideias apresentadas. “Foi uma formação que veio instigar a gente. Esclarecedora em vários pontos”, declarou Stella.

A diretora Maria do Carmo Sampaio da EMEI Mundo Encantado, do bairro Canto do Mar, Costa Norte, comentou sobre o palestrante do primeiro dia da formação. “O professor Adelar é extremamente conhecedor daquilo que ele faz, e a gente percebe que ele realmente traz emoção para gente, então não é apenas uma pessoa que vem falar alguma coisa que ele lê e transforma, não, ele demonstra isso para gente nesse carisma nesse valor muito grande relacionado com a educação”, concluiu.