A Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) de São Sebastião recebeu a visita de Aristides dos Passos, de 93 anos – filho de Deolindo e Vitalina dos Passos – acompanhado de sua esposa Terezinha Cofani dos Passos, 83 anos, na última semana.

Aristides estudou no primeiro Grupo Escolar da cidade, o Henrique Botelho (onde hoje é localizado o prédio da SECTUR), na Rua da Praia, de 1939 a 1942, quando se mudou para São Paulo. “Fui aluno da professora Maria da Penha”, lembrou Aristides.

O filho do casal, Jairo Cofani dos Passos, também acompanhou a visita.  “Foi bacana, estávamos passando na frente da Secretaria e meu pai falou que sua professora foi a senhora Maria da Penha, dizendo que foram anos bons, mas que ela era bem enérgica. Ele também contou sobre a história da sorveteria Rocha, sobre alguns moradores e folias de reis. Foi bem legal, meu pai viu novamente a escola por dentro, ele gostou bastante”, disse Jairo.

Terezinha foi presenteada com uma pequena lembrança e carinho da atual administração. E o pessoal da SECTUR foi presenteado com as várias histórias que ele contou, de quando morava em São Sebastião, como quando criança ia com seus amigos ao cinema que existia na Rua da Praia e apenas um pagava para entrar enquanto os outros esperavam numa portinha dos fundos esse abrir a porta escondido para que todos entrassem. "O cinema era do Seu Vieira, se não me falta a memória", concluiu Aristides.