A abertura oficial do Festival da Cultura Indígena do Rio Silveiras foi um sucesso. A festa teve início no dia 19 de abril, celebrando o Dia do Índio, e acontece até o dia 22 de abril, na Aldeia do Rio Silveiras, localizada no bairro Boracéia.

Repleto de atrações voltadas para a cultura indígena, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS) realiza esse encontro com o objetivo de que os caiçaras e visitantes conheçam e desfrutem os costumes, a língua, a arte e culinária da tribo.

Às 9h, abrindo o evento, o grupo indígena se apresentou mostrando um pouco do canto e dança da aldeia; em seguida, todos visitantes formaram uma grande roda para a tradicional dança do xondaro. Quem esteve no festival também pôde brincar com arco e flecha, fazer pintura corporal e prestigiar a feira de artesanato com materiais feitos pelos próprios índios da tribo de Boraceia.

Os alunos das escolas municipais de São Sebastião visitaram a aldeia e estiveram presentes no evento, participando das danças, apresentações musicais e conhecendo de perto o modo de vida da tribo.

Representando o prefeito Felipe Augusto, abertura contou com a presença do vice-prefeito Amilton Pacheco, o Secretário Adjunto de Turismo Leandro Saadi, além do Vice-Cacique Mauro, e Cacique Adolfo Wera Mirim, que convidou a todos para participar do festival e agradeceu o apoio da prefeitura. “O Festival Indígena é importante para que diferentes povos tenham a oportunidade de apreciar a cultura indígena, e para que mantenhamos viva aqui dentro de nossas terras. Agradeço a todos que nos ajudaram e ao prefeito de São Sebastião Felipe Augusto, que tem demonstrado nessa gestão total apoio à aldeia”, ressaltou o cacique.

Serviço: Para participar do evento, pede-se a contribuição espontânea da população com 1kg de alimento não perecível.