Combustível está sendo usado apenas para situações de urgência

Devido à greve dos caminhoneiros iniciada no dia 21 de maio em todo o país, ocasionando a falta de combustível nos postos, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), decidiu suspender as viagens de carros oficiais e guardar combustível somente para uso nas ambulâncias e viagens de extrema urgência.

O transporte coletivo também foi prejudicado. A empresa Ecobus fez alterações já na quinta-feira (24/05), atuando com frota reduzida, praticando itinerários de domingos e feriados.

Nos horários de pico, a empresa tem disponibilizado ônibus de reforço para amenizar ao máximo os transtornos causados aos clientes e usuários do transporte coletivo.

A empresa alerta que, caso o fornecimento e abastecimento de combustível não seja normalizado nos próximos dias, haverá a paralisação total da frota do transporte coletivo.

Lixo

O serviço de coleta de resíduos no município também foi prejudicado. O estoque de combustível da Ecopav Soluções Urbanas não foi reposto essa semana.

As carretas que transportam os resíduos para o aterro sanitário foram barradas no retorno ontem (24/05) e anteontem (23). Hoje (25), a prefeitura informou aos munícipes, por meio de nota oficial, que os caminhões da Ecopav estão carregados com o lixo de ontem e a população não deve colocar seu lixo na rua. As carretas ainda não conseguiram se dirigir ao aterro devido ao bloqueio na Rodovia dos Tamoios.

Algumas secretarias da Prefeitura também foram prejudicadas. Confira a seguir:

Saúde – Serão implantadas algumas medidas de contingência no Hospital de Clínicas. A secretaria ainda não entrou no vermelho, mas está alerta devido ao desabastecimento do hospital. A classificação de risco verde só permite receita e orientação ao paciente. Caso um paciente precise de transferência, as ambulâncias estão com pouco combustível. Conseguem levar, mas não retornar. Serão feitas as internações estritamente necessárias. O estoque de atual mantém o hospital durante uma semana.

Esportes – A Secretaria de Esportes também foi prejudicada. Tiveram que cancelar todas as viagens. Estão acontecendo os Jogos Abertos da Juventude e tiveram que cancelar a ida da equipe de vôlei para o evento. Outros eventos internos também foram cancelados, como o de Futevôlei em Maresias neste final de semana.

Turismo e Cultura – A Secretaria de Turismo e a Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” informam que os eventos “Arte no Bairro”, “1º Encontro Sementes Criativas” e a apresentação da Banda de Percussão Melódica E.M. Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, que aconteceriam neste sábado (26/05), foram suspensos. Em breve, as novas datas serão divulgadas.  

A Casa Caiçara funcionará normalmente, das 17h às 22h. O projeto “Arte por toda parte”, que acontece no sábado, às 15h, na Praça do Surf em Maresias, e a apresentação da Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos” na Rua da Praia também acontecerão normalmente.

Segurança Urbana – A Secretaria ainda não foi afetada. Agentes estão sendo usados mais nas avenidas principais. Estão usando mais as motos; se houver emergência usarão os carros. Em razão da economia de combustível adotada desde ontem, todos os serviços de emergência continuam em funcionamento.

Educação – Desde ontem (24/05) o transporte universitário que percorre a Rodovia do Tamoios já está cancelado por motivos de segurança. A SEDUC informou que na segunda-feira (28/05) as aulas ainda estão mantidas, e que se até terça-feira (29/05) não normalizar será feito diagnóstico para a suspensão e paralisação dos serviços.