Objetivo foi levantar propostas e metas para o desenvolvimento do setor dentro do Plano Municipal de Cultura

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião (CMPC) realizou ontem (18/10), no Observatório Ambiental da Rua da Praia, o Fórum Setorial de Audiovisual, em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) e a Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana (FUNDASS). O evento foi organizado pelos conselheiros da sociedade civil que representam o setor, Paulo Alberton e Diego Cardona. O objetivo foi levantar propostas e metas para o desenvolvimento do setor dentro do Plano Municipal de Cultura

Uma agenda de Fóruns será realizada até novembro. Cada encontro traz um artista ou agente cultural experiente e da área para mediar todo o evento, que visa estabelecer diálogos e fortalecer os movimentos culturais da cidade.

Os Fóruns também são uma forma de fazer o diagnóstico da situação atual da cidade e fazer o mapeamento do movimento artístico e cultural.

Mediador

O Fórum contou com o mediador/facilitador Thiago Franco, produtor do Rio de Janeiro, que entrou em contato com o audiovisual ainda no ensino médio, quando teve a oportunidade de participar de projeto da Prefeitura de Belo Horizonte (MG) que promoveu oficina de cinema para estudantes de escolas públicas da cidade. O curta metragem “Meninos!”, produzido por Thiago durante as oficinas recebeu dois prêmios no Festival do Cinema Jovem de Belo Horizonte, inclusive o de melhor filme.

Thiago Franco, após concluir o bacharelado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi convidado para ser Assessor da Diretoria Colegiada da Ancine (Agência Nacional do Cinema), onde atuou por pouco mais de quatro anos no acompanhamento dos procedimentos de análise, aprovação e prestação de contas de projetos audiovisuais, além de outras tarefas relacionadas a elaboração da política pública para o setor. Atualmente, presta serviços na área de produção executiva, controller e prestação de contas para diversos projetos audiovisuais.

Plano Municipal de Cultura

Pela primeira vez o município de São Sebastião está desenvolvendo o Plano Municipal de Cultura (PMC) e o CMPC busca a máxima participação popular e transparência para construção das ações, diretrizes e metas que vão nortear a Cultura da cidade nos próximos dez anos.

Conselho Municipal de Cultura

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião foi formado em dezembro de 2014 e é deliberativo, consultivo, fiscalizador e paritário. Tem 40 membros, sendo 20 do setor público e 20 da sociedade civil, entre titulares e suplentes.

Os representantes da sociedade civil são eleitos por seus pares e os do setor público, indicados pela administração municipal. As reuniões do CMPC são mensais e abertas a toda a comunidade que pode participar como ouvinte.

Serviço: Mais informações conselhodeculturass@gmail.com, www.facebook.com/planodeculturass.