Voltar ao menu

Informações gerais da Secretaria

Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI)

• Nome completo do Secretário/a: Ercílio de Souza

• Nome completo do Secretário/a Adjunto: Simei da Silva Ferreira

 

Endereço: Rua Mansueto Pierotti, 391, loja 4, Vila Amélia, São Sebastião/SP

Telefone de contato: (12) 3891-3400

E-mail de contato: sepedi@saosebastiao.sp.gov.br

Horário de atendimento ao público: 8h às 17h

 

Atribuições e competências da Secretaria

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso tem por finalidade:

• o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e ao idoso;

• atuar na implementação descentralizada da política municipal;

• estabelecer e manter relações de parceria com os órgãos da Prefeitura de outras esferas de governo e com os demais setores da sociedade civil;

• estabelecer e manter relações e parcerias com a iniciativa privada, visando à inclusão social da pessoa com deficiência e do idoso;

• buscar o suporte técnico necessário para o desenvolvimento, implantação e acompanhamento das políticas públicas em atenção a tais demandas;

• coordenador e opinar sobre planos e serviços públicos quanto a acessibilidade;

• executar outras atividades afins.

 

Programas e projetos da Secretaria

• Atendimento e articulação técnica (rede de proteção, visitas domiciliares, orientações, cadastramento, avaliação funcional, acompanhamento casos de violência);

• Formação e capacitação; linha de cuidado saúde do idoso (parceria com SESAU);

• Programa de Tecnologia Assistiva (parceria com SESAU);

• Academias ao Ar Livre para Idoso;

• Projetos Inclusivos;

• Passe livre;

• Projeto Turismo de Aventura Especial;

• Projeto Direito e Cidadania;

• Oficina de Acesso - SERVENG;

• Núcleo de Atendimento da AACD - Projeto Família Mais Feliz;

• Projeto Onda Azul;

• Programa Praia Acessível;

• Projeto Asas (parceria com SEDUC);

• Receptivo Jori;

• Atendimento Jurídico;

• Projeto de Captação de Recursos Fundo do Idoso;

• Projeto Filmacoteca.

 

Perguntas frequentes

1. Como adquirir cadeira de rodas, órteses, próteses, bengalas, muletas e andadores?

Deve encaminhar-se a SEPEDI. Endereço Mansueto Piertti, 391, loja 4, Vila Amélia com os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de endereço, prescrição do médico/fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional

 

2. Onde consigo obter carteira de transporte intermunicipal para idoso?

Na Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano - SEDES

 

3. Como adquirir uma vaga no Lar Vicentino?

Precisa ir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Este órgão é especializado e realiza o acompanhamento de idosos que encontram-se em situações de risco social e referente aos direitos violados.

 

4. O que é e de que forma consigo participar do Programa Mais Vida?

É um programa com atividades esportivas, lazer e convivência voltados para os idosos, que se realiza no Tebar Praia Clube. A inscrição é na SEPEDI.

 

5. Onde e como faço a credencial de estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência e idosos?

Rua: Antônio Goulart Marmo, n°300, próximo à rodoviária atrás do DEFROTA, Telefones: (12) 3892-1540 - (12) 3893-2267

Documentos necessários: cópias da CNH, RG, CPF e comprovante de residência atualizado.