A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), intensificou a operação do Plano de Contingência para Atendimento da População em Situação de Rua durante a última onda de frio que atingiu a cidade entre os dias 25 de junho e 5 de julho. No período, o Abrigo Emergencial ativado pela Defesa Civil atendeu 164 pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação foi motivada pela queda acentuada de temperatura e contou com o acolhimento emergencial em espaço cedido pela Paróquia São Sebastião, conforme articulado em reunião intersetorial realizada em junho. O local ofereceu abrigo seguro, alimentação, roupas e suporte de saúde, com atendimento direto da Secretaria de Saúde (Sesau), além do cuidado com os animais de estimação das pessoas acolhidas, feito em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com o relatório emitido pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) o pico de atendimento ocorreu no dia 3 de julho, com 41 acolhimentos realizados em uma única noite. Além da Defesa Civil, a mobilização emergencial também teve o suporte da Polícia Municipal, garantindo a segurança do local, e do Fundo Social, responsável pela arrecadação de agasalhos e itens de higiene.

A operação do abrigo emergencial segue o protocolo previsto até setembro, sendo ativada sempre que a temperatura atingir ou se aproximar dos 10°C. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a dignidade e o bem-estar das pessoas em situação de rua durante os períodos mais críticos do inverno.

#PraTodosVerem: Quatro fotos mostram ações de acolhimento da Prefeitura de São Sebastião durante a operação emergencial de inverno. A primeira imagem mostra profissionais da saúde realizando teste rápido em um homem. Na segunda, agentes da Defesa Civil entregam bebida quente a pessoas em situação de rua. A terceira mostra a equipe da Defesa Civil uniformizada, em frente a um veículo oficial, com pessoas sendo atendidas ao fundo. Na última imagem, servidores e voluntários preparam colchões e cobertores alinhados no chão de um salão, organizando um abrigo temporário para pernoite. Fim da descrição.