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Informações gerais da Secretaria

Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (SEDES)

• Nome completo do Secretário/a: Francisco das Chagas Almeida

• Nome completo do Secretário/a Adjunto: -

 

Endereço: Rua Sebastião Silvestre Neves, 324, Centro, São Sebastião

Telefone de contato: (12) 3892-2844

E-mail de contato: setradh@saosebastiao.sp.gov.br

Horário de atendimento ao público: 08:30 às 17:30

 

Atribuições e competências da Secretaria

POLÍTICA DE AÇÃO SOCIAL

• Programar, dirigir e supervisionar a execução dos programas, fixando os objetivos de ação dentro das disponibilidades de recursos, das características do meio social e das orientações da Secretaria;

• Programar e supervisionar a elaboração, a execução e a avaliação de projetos de ação social;

• Orientar estudos e pesquisas para a identificação de problemas sociais relacionados com a competência da Secretaria;

• Prestar assessoria a entidades sociais e grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de elevação do padrão de qualidade de vida e sua organização social;

• Viabilizar banco de dados com os cadastros de entidades organizações sociais, clubes de serviço, entre outros, tanto oficiais como da iniciativa privada, visando a articulação e ação integrada;

• Viabilizar canal de divulgação permanente das ações desenvolvidas pela Secretaria, buscando a transparência nas ações e investimento de recursos e a participação da comunidade;

• Elaborar o diagnóstico da problemática social, o Plano Municipal de Assistência Social, definindo ações, bem como programas, projetos, benefícios e serviços que visem o estabelecimento da política municipal de assistência social e sua respectiva previsão orçamentária;

• Programar e organizar o sistema de manutenção e supervisão das unidades de atendimento social, construídas pela Prefeitura e disponibilizadas para atendimento aos usuários;

• Opinar ou fazer opinar nos casos em que o Governo Municipal for solicitado a conceder auxílios e incentivos a entidades engajadas em projetos de assistência social, ouvida também manifestação do Conselho Municipal de Assistência Social;

• Providenciar, mediante designação, técnico responsável pelo monitoramento e avaliação das ações de assistência social a cargo do Departamento e sugerir medidas de correção para os desvios identificados;

• Programar a elaboração de relatórios mensais, semestrais e anuais, incluindo avaliação dos serviços desenvolvidos, para posterior apresentação ao Secretário.

 

Programas e projetos da Secretaria

• Atenção À Criança E Ao Adolescente

• Manutenção Do Conselho Dos Direitos Da Criança E Do Adolescente

• Campanha Caráter Educativo E Preventivo Que Visam Garantir Os Direitos

• Projetos Capacitação E Profissionalização De Adolescentes

• Assistência À População Carente

• Núcleos De Atendimento Atenção Ao Trabalhador

• Orientação E Campanha Informativa Sobre O Seguro Desemprego

• Regionalização Do Posto De Atendimento Ao Trabalhador

• Projetos De Iniciação No Mercado De Trabalho Para Jovens

• Regionalização Do Banco Do Povo

• Atenção Ao Portador De Deficiência

• Gestão Da Política De Assistência Social

• Proteção Social Básica

 

Perguntas frequentes sobre o órgão

1. Qual o procedimento para conseguir isenção de taxa de sepultamento?

Tem que ter um responsável da família munido com os documentos, pegar a liberação do corpo no IML ou no Hospital levar na funerária e retornar na SEDES.

 

2. O que eu faço para adquirir cesta básica?

Precisa estar cadastrado no CRAS do seu bairro.

 

3. Quais documentos precisa para o preenchimento do formulário do RG?

Os documentos são: CPF, certidão de nascimento ou casamento.

 

4. Como faço para adquirir passagens?

Encaminhamos para o CRAS ou CREAS, depende da situação.

 

5. Qual procedimento para ter a carteira de deficiente?

Precisa comparecer na reabilitação ( UBS Topolândia) com os documentos e laudo médico.