O Centro Integrado Profissionalizante (CIP) de São Sebastião, vinculado à Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura Municipal, realizou esta semana o encerramento do curso de Garde Manger (profissional da área de culinária requintada), no Hotel Nau Royal em Cambury, Costa Sul da cidade.

Os cursos voltados à área de cozinha vêm preparar profissionais para atuarem em qualquer lugar do mundo, sem limites a imaginação. No curso, o aluno desenvolve uma variedade de receitas com insumos para serem utilizados na produção de pratos.

Segundo a Chefe de Divisão do CIP, AdrielI Aguirre, trata-se de uma profissão de carreira em crescimento no ramo da gastronomia que abre muitas oportunidades de trabalho com grandes chances de desenvolver carreira em restaurantes e hotéis, um nicho em ascensão em nosso município.

Quinze alunos concluíram o curso, que ensinou a desenvolver trabalhos artísticos e apresentar pratos cheios de cores e aromas, com belíssimas formas de apresentação.

“O chefe de Garde Manger deve ser preparado para executar trabalhos delicados e minimalistas de um verdadeiro artista”, explicou Adrieli.

Diversas receitas foram ensinadas, como molhos básicos: maionese e derivados (tártaro, golf e aioli), maionese de abacate e pestos; vinagrete e derivados (chimichurri, citronette e oriental); terrines (de alho com mel, de salmão, camarões e peixe branco; salmão defumado com truta; tomate fresco com pimentão e manjericão); chutneys e coulis; manteiga e azeite aromatizado; saladas clássicas e contemporâneas (Caesar, Waldorf, Coleslaw, Teriaky, Fatouche, Asiática, Grãos Mistos e Niçoise); saladas (com frutos do mar; mariscos, arroz negro com lula provençal, entre outras); antepastos e entradas frias; e sanduíches clássicos (Club Sandwich, Croque Monsieur).

Além das aulas práticas, foi ensinado um conteúdo teórico técnico relacionado á higiene pessoal, ambiental e manipulação de alimentos; hierarquia e funções na cozinha; móveis, utensílios e equipamentos; e atribuições do setor e do profissional do Garde Manger.

Para a realização desse curso, o CIP contou com o apoio do Hotel NauRoyal nas inscrições e infra- estrutura. “Deixamos aqui nossos agradecimentos ao proprietário Roberto Kalil Ibrahim e a todos cooperadores envolvidos, que tornaram mais este sonho possível”, disse Adrieli.