A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e do Meio Ambiente (Semam), realizou na terça-feira (8/7), uma atividade de horta comunitária com os idosos que frequentam o Centro Comunitário e Polo Cultural da Topolândia, situados na região Central de São Sebastião.

A iniciativa tem como objetivo estimular a socialização, além do bem-estar físico e mental através da prática da horticultura.

Um grupo de aproximadamente 20 idosos entre homens e mulheres colocaram a mão na massa literalmente e participaram do plantio das hortaliças entre elas; 50 pés de alface, 50 couves e 40 salsinhas.

O chefe de divisão Weberton Machado Ribeiro, responsável pelo projeto na Sepedi, reforça que “a horta comunitária pode ajudar a manter a mobilidade, a coordenação e a força dos idosos, além de ser uma forma de exercício físico leve e agradável. “Atividades como o cultivo da terra podem reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, promovendo alegria”, informa Machado.

Plantio das hortaliças 2025

A iniciativa conduzida pela Prefeitura de São Sebastião em relação às hortas e que envolve mais de uma secretaria municipal, apresentou os seguintes resultados em 2025.

Na horta do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) Canto do Mar, foram plantados 100 pés de alface, 50 de couve e 10 de salsinha e cebolinha, atendendo 40 pessoas que frequentam o Centro, uma ação conjunta entre a Semam e a Secretaria de Desenvolvimento Econômica e Social (Sedes).

Na horta desenvolvida na creche de Barequeçaba, ocorreram plantios que resultaram em 90 pés de alface, 30 de couve e 10 de salsinha e cebolinha, atendendo 50 crianças que frequentam a creche, por meio de ação conjunta entre a Semam e a Secretaria da Educação (Seduc).

Já na horta implementada no Projeto Viração, foram plantados 100 pés de alface, 30 de couve e 10 de salsinha e cebolinha, atendendo 70 crianças de 10 a 15 anos que frequentam o espaço, por meio de ação conjunta entre Semam e Sedes.

#PraTodosVerem: imagens de duas mulheres com a mão na terra realizando o plantio das hortaliças nos canteiros devidamente preparados, outra imagem das pessoas ao redor dos canteiros recebendo orientações de como realizar o plantio e também a imagem de uma senhora regando as hortaliças plantadas e algumas mulheres segurando as placas de identificação da espécie de hortaliça. Fim da Descrição.

Foto: Anna Paula | PMSS