O QUE É A OUVIDORIA DA SAÚDE? QUAIS SEUS OBJETIVOS?
A Ouvidoria da Saúde é um canal direto de comunicação entre a população e a Secretaria da Saúde.
Tem como objetivo ouvir a opinião dos usuários sobre os serviços prestados, recebendo e encaminhando reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões, detectando pontos que devem ser melhorados, com vistas ao aprimoramento dos serviços prestados.
O ouvidor ao receber uma solicitação do cidadão, procura identificar as causas, a sua procedência e os meios para solucioná-la, contribuindo para correção dos procedimentos errados no tempo certo.
O papel do ouvidor é promover a discussão para resolução das questões apresentadas, acompanhando o caso até a conclusão final e mantendo o usuário informado do andamento do processo.
O ouvidor não é um crítico de plantão, mas sim, um agente de defesa da cidadania, enfrentando o desafio de representar o cidadão dentro de uma instituição com o objetivo de aprimorar o relacionamento entre o serviço de saúde e a população.
QUAIS AS VANTAGENS DA OUVIDORIA?
A Ouvidoria desempenhará um papel fundamental de mediadora entre o serviço de saúde e o usuário, com a função de captar as necessidades e transmiti-las ao setor correspondente, que ficará responsável pelas providências. O registro dos dados possibilitará um retrato preciso dos serviços de saúde, estimulando o surgimento de propostas que evitem a repetição de erros.
As intervenções da Ouvidoria vão impor um ritmo ágil de atuação, ajudando a superar os vícios do excesso de burocracia, acumulados ao longo dos anos.
Enfim, o objetivo é um só: melhorar o sistema público de saúde.
COMO USAR?
Telefone Gratuito: 0800-770-0029
Atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
E-mail: ouvidoria.saude@saosebastiao.sp.gov.br
Através de Correspondência (carta)
Secretaria da Saúde
R. Prefeito Mansueto Pieroti, 391, 1º Andar, Centro
CEP 11600-000, São Sebastião, SP