De olho na temporada de verão 2025/2026, representantes da Prefeitura de São Sebastião e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) se reuniram, nesta semana no gabinete no prefeito Reinaldinho Moreira.

Na pauta, a contratação de guarda-vidas temporários (GVTs) para iniciarem os trabalhos no dia 1º de dezembro, a implantação de novos postos de observação em áreas mais perigosas, entre outros assuntos. 

Na ocasião, o prefeito recebeu o tenente-coronel Valdizar Nascimento de Souza, comandante do GBMar no Litoral Paulista, acompanhado do capitão Danielo Pisaneschi, comandante do GBM no Litoral Norte e o tenente André Amorim, comandante do GBMar em São Sebastião.

Reinaldinho confirmou a contratação de pelo menos 30 GVTs para atuarem durante a Operação Verão. “O edital está em fase final de elaboração para iniciarmos as contratações”, explicou.

Também foi solicitado que o município pudesse recepcionar os guardas vidas de todo o Litoral norte em homenagem para os melhores do ano, o que também foi aceito pelo gestor.

Outro ponto apresentado na reunião foi sobre a implantação de torres de salvamentos em algumas praias. A propostas é da Fundação de Apoio Ao Corpo de Bombeiros (Fundabom) e sairia a custo zero para a administração, uma vez que a construção seria por meio da iniciativa privada. “Importante que a comunidade seja ouvida antes de autorizarmos”, explicou o prefeito.

Também estiveram presentes na reunião os secretários de Segurança Urbana, Rafael Nascimento, e de Obras, Luis Eduardo Araújo, além de vereadores.

 

#PraTodosVerem: As imagens mostram uma reunião em uma sala com diversas pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular. Participam do encontro representantes da Prefeitura de São Sebastião, do Corpo de Bombeiros e outros profissionais. Sobre a mesa, há uma maquete de um posto de observação de guarda-vidas, com a inscrição “Prefeitura de São Sebastião” e espaço para patrocínio. A maquete é amarela, elevada com escadas e guarda-corpo. Também estão presentes pastas, documentos, bonés e copos descartáveis. Ao fundo, há um grande mapa na parede e monitores com imagens de câmeras de segurança. O ambiente sugere uma reunião de planejamento estratégico voltada à segurança nas praias.