A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) promoveu um Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) formativo com a escritora e ilustradora Aline Rochedo Pachamama, primeira indígena no Brasil a idealizar uma editora voltada para línguas indígenas e para a reparação linguística e territorial por meio dos livros.

O encontro teve como tema ‘Meu País é Nome de Árvore’ e reuniu professores dos Anos Finais, gestores de todos os segmentos e profissionais de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) da rede estadual de ensino.

Durante a palestra, Aline abordou a importância da presença da cultura e da literatura indígena no ambiente escolar, evidenciando como essas produções podem ser ferramentas de inclusão, sensibilização e respeito à memória e à identidade dos povos originários. A atividade também incentivou a reflexão sobre o papel da educação na preservação e valorização das tradições e línguas indígenas.

O evento contou ainda com a exposição ‘Saberes Ancestrais’, idealizada pelas professoras Shirlei Rodrigues e Luana Fida, com trabalhos realizados por estudantes da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, inspirados na literatura indígena e nas obras de Aline Pachamama.

Abrindo o encontro, foi apresentada também a peça teatral Rimas, Danças e Sinais, com Taynôh’, adaptação do livro ‘Taynôh, o menino que tinha cem anos’, protagonizada por alunos do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE). A apresentação destacou a inclusão e valorizou as diferentes formas de expressão artística no ambiente escolar.

 

#PraTodosVerem: Na primeira imagem, em um palco de teatro, um grande grupo de crianças e adolescentes senta-se em roda, no centro, voltados para Aline Pachamama que segura um microfone e fala para eles. Ao fundo, um telão projeta imagens de livros e o título ‘Meu País e Nome de Árvore’. A plateia observa da parte inferior da imagem. Na segunda imagem, close em Aline sorrindo enquanto segura um microfone e um instrumento artesanal. Ela usa um vestido longo estampado com cores vivas em tons de vermelho, roxo e laranja, além de adornos tradicionais na cabeça e nos braços. O fundo é o mesmo palco, com cortinas pretas. Na terceira imagem, público sentado nas cadeiras do teatro assiste atentamente ao que acontece no palco. Por fim, fotos mostra estudantes durante apresentação da peça teatral. Meninas usam saiam coloridas e rodadas e giram em torno de si próprias, fazendo movimentos com as saias. Fim da descrição.