A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), concluiu, nesta terça-feira (15/7), a instalação de nobreaks nas salas de vacina em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. Essa operação é uma estratégia essencial para garantir a segurança no armazenamento dos imunobiológicos.
A medida foi adotada diante das constantes ocorrências de queda de energia, registradas nos últimos anos, além da falta de aviso com antecedência de parte da EDP, a concessionária de energia elétrica, o que gerou perdas destes materiais.
A compra e a instalação dos nobreaks, também conhecidos como UPS (Uninterruptible Power Supply), são dispositivos que fornecem energia elétrica de forma ininterrupta para os equipamentos eletrônicos em caso de queda ou falha na energia da rede elétrica, foi possível graças a uma emenda parlamentar de R$ 200 mil, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB).
A secretária de saúde, Laysa Pires, disse que essa ação é de extrema importância para evitar perdas financeiras e de estoque. “Além disso, também temos tempo para agir em casos inesperados de queda de energia”.
O diretor de Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, Paulo Henrique Santana, disse que o uso de nobreaks nas salas de vacina é uma medida essencial para garantir a conservação e a eficácia das vacinas armazenadas. Os imunizantes são produtos termossensíveis que precisam ser mantidos sob uma temperatura rigorosamente controlada. “Qualquer variação pode comprometer sua segurança e eficácia”, disse Paulo Henrique.
O Programa Nacional de Imunizações orienta que os serviços de vacinação garantam condições adequadas de armazenamento. “O uso dos nobreaks é uma boa prática recomendada pelo Manual da Rede de Frio do Ministério da Saúde.
#PraTodosVerem: fotos mostram diferentes salas de vacinação com refrigeradores científicos utilizados para armazenar vacinas. Ao lado de cada refrigerador, há um nobreak (aparelho preto retangular) da marca Biotecno, modelo Plug+Up, que garante o funcionamento contínuo dos equipamentos em caso de falta de energia. Em uma das imagens, uma pessoa ajoelhada no chão realiza a instalação do nobreak, em frente a uma mesa com papéis e computador. As paredes são brancas e revestidas com azulejos, e os ambientes são bem iluminados. Fim da descrição.
Foto: Divulgação | PMSS