A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), realizou na segunda-feira (21/7), em parceria com a Sabesp, uma ação de caça-esgoto na região central da cidade, com o objetivo de identificar e combater o lançamento irregular de esgoto e outros rejeitos nos cursos hídricos.

Durante a operação, foram realizadas inspeções técnicas com uso de sistema de videomonitoramento na rede de esgoto da Avenida Engenheiro Remo Côrrea Silva. As imagens identificaram um trecho da tubulação danificada (amassada), que será substituída pela Sabesp. Além disso, foi feita a lavagem de um segmento da rede de esgoto por meio de quatro poços de visita (PVs), localizados na própria avenida e na Rua Benedito Frugoli.

Ainda na ação, a equipe de fiscalização ambiental da Semam também identificou o lançamento irregular de água oleosa no córrego Mãe Isabel por uma empresa próxima ao local, em razão de descarte indevido proveniente de caixa separadora de água e óleo. A empresa foi devidamente autuada.

Ao todo, a operação contou com a mobilização de seis funcionários da Sabesp e dois fiscais ambientais, além do uso de equipamentos como o caminhão hidrojato/vácuo e sistema de vídeo inspeção.

As ações integram uma série de medidas voltadas à proteção ambiental e à melhoria da qualidade da água nos corpos hídricos urbanos, com foco na preservação ambiental, saúde pública e na melhoria da balneabilidade das praias da região central.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3892-6000 ou e-mail fiscalizacao.semam@saosebastiao.sp.gov.br.


#PraTodosVerem: sequência de imagens mostra a realização de uma ação de fiscalização e manutenção da rede de esgoto em São Sebastião. Na primeira imagem, três trabalhadores com uniforme da Sabesp operam um caminhão verde de hidrojateamento, com mangueiras ligadas a um poço de visita na calçada. Na segunda, veículo da Sabesp está estacionado ao lado de um portão azul, com equipamento de vídeo inspeção no chão e pessoas observando. Na terceira imagem, técnico insere cabo em uma galeria pluvial próximo a uma ponte azul, sob o olhar de um morador. A última imagem mostra nova operação de limpeza da rede, com trabalhadores manuseando mangueiras conectadas ao caminhão, enquanto cones de sinalização cercam o local. Fim da descrição.