O projeto ‘Horta para Todos’ segue com criação de hortas comunitárias e educativas em diferentes locais do município. Na última terça-feira (19/8), a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Semam), Educação (Seduc) e Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), iniciou um novo ciclo de plantio na Creche de Barequecaba, na região central, e no Centro de Assistência Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD), no Canto do Mar, na Costa Norte.
Na creche, participaram do plantio 23 alunos de um a quatro anos, uma professora, uma coordenadora escolar e um servidor da Semam como apoio. Foram plantadas 80 mudas de diversas hortaliças, como salsinha, alface, cebolinha e couve.
No CAPS-AD foi realizada a preparação dos canteiros para o plantio de novas hortaliças, com os serviços de planeamento, limpeza, soltura do solo e enriquecimento da qualidade dele com matéria orgânica. Além disso, foram plantadas batata-doce em um canteiro que já estava preparado. Participaram da ação seis pacientes do CAPS-AD.
O projeto ‘Horta para Todos’ utiliza a terapia ambiental, a integração social e o incentivo à alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja pelo contato com a natureza ou pela conscientização ambiental.
A iniciativa visa a implantação da horta e depois as equipes da Semam efetuam constantes ações de educação ambiental, cuidando da horta de forma educativa e lúdica junto com as crianças e adultos.
Outro ponto interessante e importante do projeto é que todo o material utilizado para a construção dos canteiros é reciclado. Ainda de acordo com a administração da Semam, as verduras serão colhidas e utilizadas na própria unidade escolar.
#PraTodosVerem: As imagens registram momentos especiais do projeto ‘Horta para Todos’, com plantação de batata-doce e verduras fresquinhas, crianças e educadores aprendendo juntos o valor do cultivo, além de moradores e alunos participando ativamente do plantio e da colheita, reforçando a importância da educação ambiental e do contato direto com a terra para uma alimentação mais saudável e sustentável. Fim da descrição.