A Prefeitura de São Sebastião realizou, nesta segunda-feira (7/7), a primeira formatura do programa ‘Cozinha que Transforma’, que certificou 102 alunos em cursos voltados à gastronomia. A iniciativa é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, idealizador do projeto, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes).
O programa tem como objetivo oferecer capacitação gratuita à população, com foco na geração de renda e incentivo ao empreendedorismo local. Nesta primeira edição, foram oferecidos dois cursos: um de confeitaria, ministrado pela confeiteira Simone Zaranise, proprietária da Macarons Glace; e um workshop de culinária caiçara, comandado pelo chef Terence Anderson, que abordou receitas e saberes tradicionais da região.
Toda a formação foi realizada de forma voluntária pelos chefs, com apoio logístico da Prefeitura. Os peixes utilizados nas aulas de culinária foram doados pela comunidade pesqueira, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam).
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Taiana Prado, acompanhou de perto todas as etapas do programa. “Nosso objetivo é incentivar o protagonismo de quem sonha com um futuro melhor e luta todos os dias para recomeçar. Queremos abrir portas, despertar talentos e mostrar que é possível transformar habilidade em renda, e esperança em realização”, afirmou.
O programa integra uma série de ações voltadas à qualificação profissional e fortalecimento da economia local, com foco no desenvolvimento humano e na valorização de talentos da cidade.
#ParaTodosVerem: Na primeira imagem, cinco pessoas estão posicionadas no palco. Ao centro, os dois instrutores do curso seguram arranjos florais recebidos em forma de agradecimento, acompanhados por representantes do Fundo Social e do governo municipal. Ao fundo, o telão exibe a identidade visual do programa ‘Cozinha que Transforma’. Na segunda imagem, um grupo de formandas posa sorridente com seus certificados em mãos, ao lado de integrantes do projeto e autoridades municipais, em frente ao telão com o logo do curso. Na terceira imagem, mais formandos — incluindo homens, mulheres e uma criança — aparecem ao centro segurando seus certificados, junto de representantes do Fundo Social, professores e membros da Prefeitura, todos reunidos para celebrar a conclusão do curso.