O Centro Integrado Profissionalizante (CIP) de São Sebastião, vinculado à Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura Municipal, está oferecendo o curso de Garde Manger (profissional da área de culinária requintada – comidas frias), para integrantes do Projeto “ASAS – Comunidade”, que oferece oficinas profissionalizantes para pessoas com deficiência acima de 18 anos e visa promover a empregabilidade dessas pessoas.

Os cursos voltados à área de cozinha vêm preparar profissionais para atuarem em qualquer lugar do mundo, sem limites a imaginação. No curso, o aluno desenvolve uma variedade de receitas com insumos para serem utilizados na produção de pratos.

Segundo a professora Iriadene Moreira, o curso – que tem 50 horas de duração – começou com aulas de Boas Práticas no Serviço de Alimentação e Higiene Pessoal, e houve 100% de participação dos alunos. “Nove alunos participaram com muita alegria e aprendizado sobre a higienização de legumes, frutas e hortaliças; cortes; cocção; finalização e decoração das receitas de Saladas Gourmet; e empreendedorismo, com o estímulo à venda de Saladas no Pote.

“Duas alunas, a Fernanda e a Elisia, aplicaram o aprendizado no restaurante da irmã produzindo as saladas no pote”, comemorou a professora.

Enriquecendo o curso, o professor Arnaldo Morais passou aos alunos também noções de serviço buffet com aulas práticas de como servir corretamente comidas e bebidas. “Isso contribuiu e ajudou as irmãs no restaurante. Quando faltaram funcionários, elas serviram as mesas”, contou.