Aconteceu na sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) o 1° Fórum de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência (PcD). Este fórum incluiu a palestra "Propósito nos negócios", de Walace Paoli, da empresa Consolidar Diversidade nos Negócios. Também contou com a apresentação do Projeto Asas e Asas – Comunidade, desenvolvido pela Secretaria da Educação (SEDUC), SEPEDI e Fatec, que oferece oficinas profissionalizantes e possibilidade de ingresso no mercado de trabalho para PcD.
O Fórum foi direcionado a empresários e pessoas com deficiência que pretendem ou que já estão envolvidas com a inclusão laboral. Destacou-se o potencial produtivo e econômico, assim como a valorização tanto da pessoa que tem algum tipo de deficiência como do empresário que proporciona a empregabilidade inclusiva.
Em sua palestra, Paoli falou sobre propósito nos negócios, sobre Marcelo Pires do posto de gasolina Solidar no bairro das Cigarras, e sobre como o seu propósito de vida, de promover a inclusão nas empresas, transformou a vida dele.
“Estivemos na ONU recentemente porque duas empresas clientes nossas foram premiadas por boas práticas com relação à pessoa com deficiência. O intuito da palestra é trazer a consciência sobre a importância do propósito nos negócios e como isso muda a nossa vida em relação a olhar no outro. Muitas vezes os empresários não estão preparados para receber sem o antigo preconceito”, disse Paoli.
Durante o “coffe break”, cada participante participou de uma vivência proposta pelo palestrante, que distribuiu óculos, fone de ouvido com som alto e luvas, tendo a sensação de como vivem os cegos, surdos ou aqueles com mobilidade reduzida.
“São Sebastião hoje tem o prazer e a honra de ter a SEPEDI, que vai completar um ano de vida. Estamos obedecendo regras e atendendo, olhando as pessoas com deficiência e os idosos, e hoje trazemos essa importante palestra do Grupo Solidar, que dá um exemplo de vida e mostra quão importante ter pessoas mais que especiais no mercado de trabalho”, destacou o secretário Ercílio de Souza.