A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) promove o programa “Praia Acessível”, no qual permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de todas as regiões da cidade possam aproveitar a beleza de nossas praias, e tomar banho de mar com segurança e facilidade.

No último fim de semana, cerca de 60 pessoas – entre idosos e cadeirantes residentes do Lar Irmã Terezinha de Pindamonhangaba – estiveram no Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande), onde os idosos aproveitaram um dia de praia nas cadeiras anfíbias (equipamento que supera a areia e flutua na água).

“O projeto existe há mais de 10 anos, e é de extrema importância por promover inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para que as mesmas possam desfrutar do acesso ao banho de mar”, ressaltou o diretor de Políticas Publicas da SEPEDI, Jaime Gomes Martins.

 Praia Acessível em São Sebastião

O Programa Praia Acessível oferece cadeiras anfíbias, especialmente desenvolvidas para garantir a quem tem deficiência o acesso ao banho de mar.

No município, o programa vem sendo desenvolvido por profissionais da SEPEDI aos finais de semana no Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande), na Região Central, por conta da estrutura que o local oferece, com banheiros e chuveiros. Já, na Costa Sul, com formato itinerante, atende as praias de Boiçucanga, Camburí, Praia da Baleia e Juquehy. 

No verão, o horário de atendimento do programa Praia Acessível é das 9h às 17h, de terça a domingo.

Serviço: Para mais informações, entre em contato com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, através dos telefones 3892-2669 ou pelo número 3892-4890.