A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), tem desenvolvido uma série de ações para melhorar o fluxo de acompanhamento dos casos de sífilis em gestante e sífilis congênita.

O objetivo é integrar ainda mais as áreas da atenção básica, evitando divergências e falta de informações sobre o tratamento da mãe e do filho ainda no útero, assim como promover o acolhimento imediato da criança exposta à doença, reduzindo o número de casos sífilis congênita e, quando não for possível, diminuindo as sequelas.  

Como parte desses esforços, no dia 6 de maio foi realizada uma reunião na sede da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) para o estabelecimento de um protocolo de atendimento à gestante, integrando maternidade, atenção básica e conselho tutelar, assegurando o direito da criança ao tratamento ainda no útero.

A sífilis congênita pode resultar em alterações no desenvolvimento do bebê, parto prematuro, aborto espontâneo, baixo peso ao nascer ou até mesmo morte do bebê, quando gravemente infectado. Se a gestante e o parceiro realizam o tratamento, a chance de a criança nascer com a doença é muito pequena.

Outra ação foi a capacitação dos profissionais da Saúde por meio da participação na 4ª Webinar sobre Sífilis na Gestação: pré-natal, maternidade, diagnóstico, tratamento e monitoramento até cura, realizado na quarta-feira (12), das 9h às 10h30, com transmissão pelo Youtube.

O evento foi promovido e realizado pelo Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids - Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo – e integra o ciclo de 10 Webinar para 2021, anunciado na 5ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis Congênita.

#PraTodosVerem: sequência de fotos de profissionais da Saúde participando de reunião e Webinar sobre sífilis em gestante e congênita. Fim da descrição.