A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Saúde (SESAU), Educação (SEDUC), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Conselho do Idoso de São Sebastião (COMISS), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e Fundo Social, inicia nesta semana o 7º Encontro de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.

A ação faz parte da Campanha Junho Violeta, que trata da conscientização sobre esse tema. A data oficial é 15 de junho, quando foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, o Dia Mundial de Conscientização do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo é chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

Em São Sebastião, as ações serão realizadas nas escolas municipais Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz (13/6), Prof.ª Patrícia Viviani Santana, na Topolândia (16), Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, em Maresias (20), Prof. Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga (27), Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada (28), Henrique Botelho, no Centro (30), Prof.ª Luiza Helena de Barros, em Barequeçaba (7/7), Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, em Barra do Una (10), para alunos dos 9º ano do ensino fundamental.

Eles vão participar de rodas de conversa com o tema Empatia (SESAU e Fundação de Saúde), Dinâmica Idoso/Estatuto com SEPEDI e COMISS, e fechando o bate-papo com informações de denúncias e dados estatísticos violência (CREAS/SEDES).

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e a Lei nº 14.423/2022, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.

De acordo com a diretora de Políticas do Idoso da SEPEDI, Juliana Carvalho, 87% das ocorrências de violência contra a pessoa idosa ocorrem na própria casa, conforme dados de 2022 do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, provocando aumento significativo das denúncias.

 

#PraTodosVerem - Idosos em edições anteriores no Dia Mundial de Combate à Violência contra eles. Fim da descrição.