
As novas diretrizes de gestão da Saúde em São Sebastião foram apresentadas nesta terça-feira (13/06) à presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERV), Audrei Guatura. Participaram do encontro o prefeito Felipe Augusto, o vice-prefeito Amilton Pacheco, o presidente da Câmara, Reinaldinho Moreira e gestores das secretarias municipais de Saúde e Administração.
O fim da intervenção no Hospital de Clínicas foi o principal tema da reunião. O chefe do Executivo apresentou ainda à sindicalista uma proposta de alteração na Lei 148/2011 que define profissionais que irão compor a Junta Médica Oficial da Prefeitura de São Sebastião, que irá avaliar os pedidos de atestados médicos apresentados pelos servidores.
Sobre a intervenção no hospital, o prefeito informou que a tendência é que a gestão passe para a responsabilidade da Fundação Municipal de Saúde. Esta, por sua vez, poderá ou não contar com um suporte técnico de Organização Social (OS) da área médica. Além do hospital, a Fundação se encarregará também da gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dos prontos socorros Central e de Boiçucanga, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da coordenação de assistência farmacêutica e das unidades de saúde nos bairros.
A gestão financeira e de planejamento da rede continuará sendo atribuição da Secretaria de Saúde (SESAU), cabendo à Fundação de Saúde a execução das diretrizes do setor. Entre outras metas, o chefe do Executivo pretende ampliar a captação de recursos de outras esferas governamentais, considerada bastante acanhada atualmente.
As definições da gestão da saúde são os últimos detalhes que irão fazer parte da reforma administrativa que o Executivo pretende, em breve, submeter ao Legislativo municipal. A presidente do SINDISERV, Audrei Guatura, disse que ainda não conhece o documento integralmente, mas que já percebeu as melhorias para a categoria. “Nossa preocupação maior é sempre com o desenvolvimento das condições de trabalho, manutenção do emprego e isonomia salarial dos servidores”, completou Audrei.