Na manhã desta quinta-feira (13), alunos do Projeto Garoçá e do Instituto Supereco estiveram na Escola Municipal de Barequeçaba, na aula do 3° ano do fundamental 1, da professora Adriana Batelochi, para falar sobre as ações ambientais do Projeto Social Garoçá.
Dentre as atividades, práticas e ações realizadas, a professora de Apoio Pedagógico, Fabiana Santos e a Coordenadora de atividades Luciana Gallani, contaram sobre o que é desenvolvido com as crianças através da Educação Ambiental, especialmente sobre a horta, que elas cultivam, cuidam e colhem hortaliças que vêm beneficiando as famílias atendidas pelo projeto.
O biólogo, do projeto Tecendo as Águas, Pedro Rego, explicou sobre a importância das ações ambientais, entre elas direcionamento e aproveitamento dos resíduos orgânicos para composteira e para a horta que é feita dentro do Garoçá.
Além das atividades, aconteceu uma vivência coletiva entre os alunos, no qual foi realizada uma dinâmica com o abraço do Muriqui (macaco da mata atlântica ameaçado de extinção).
O estudante, que faz parte do projeto Garoçá Victor Hugo Coimbra, 12, contou como foi participar das atividades. “Gostei da brincadeira do mosquito e muriqui, pois a conversa que tivemos antes foi muito boa para entendermos melhor sobre o macaco”, disse.
A aluna da E. M. Barequeçaba, Manoella de Jesus, 9, também contou como foi a experiência da visita dos outros estudantes em sua escola. “Achei muito legal conhecer crianças novas e fazer amigos novos. Ajudamos a limpar a horta, pegamos frutas e legumes para aprender a mexer na composteira, foi bem divertido”, disse.
Ao final da visita, os alunos participaram de um almoço, e receberam um kit de verduras colhidas na hora da horta.
O objetivo do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a integração, cooperação, autonomia e participação social, além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação social.
O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico, Esporte Integrado, Judô, Dança e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.