O Complexo Turístico da Rua da Praia movimentado em praticamente todos os seus espaços como há muito tempo não se via. Esta pode ser a definição do primeiro dia de atrações do Vento Festival que segue com várias programações especiais até o próximo domingo (18/06) com entrada gratuitaSegundo a organização do evento, a estimativa é 4 mil pessoas passaram pela Rua da Praia na quinta-feira (15/06).

Nesta sexta-feira (16/06) além de muita música na programação, shows, também está previsto um bate-papo em que a organização tem chamado de duas rodadas de troca de ideias, experiências e reflexões sobre o mercado de música. A conversa acontece no Oca Vento (anfiteatro), a partir das 14horas. Nos temas estão "Porque o Indie Não Anda Só", onde convidados vão abordar o momento da música independente no país. Como casas de shows, produtores culturais e festivais fazem o som ser e acontecer; na sequência o tema será "Por que você não faz assim?", Artistas do lineup do Vento contam porque não fizeram o que o mercado esperava e como tal escolha reverberou positivamente em suas trajetórias profissionais. Liberdade e autenticidade, riscos e as diferentes interpretações do que é sucesso.

O início do evento, realizado na tarde de quinta-feira (15/06), foi marcado pela apresentação de um grupo de índios da aldeia Rio Silveiras, que fica em Boraceia na Costa Sul da cidade. A música, a dança e as roupas apresentadas pelos índios encantou quem começava a chegar para curtir a programação que seguiu até a noite.

A publicitária Ana Maria Marcondes, 25 anos, saiu de São Paulo para participar do festival e disse que ficou encantada com tudo o que viu. "Participo todos os anos do Vento e confesso que estou fascinada com a estrutura deste ano aqui em São Sebastião. Fiz questão de vir ver a apresentação dos índios, algo que para nós que vivemos na capital está tão distante", disse.

O estudante de direito Gustavo Ambrósio, 19 anos, também disse que gostou muito do que encontrou em São Sebastião e garantiu que voltará mais vezes para passear na cidade. "A energia que encontrei aqui foi maravilhosa, uma cidade bonita com estes prédios antigos do centro histórico e um evento como este em um espaço maravilhoso. Pretendo ficar até o domingo e já estou me programando para voltar em outros finais de semana", contou.