As crianças do Garoçá, participaram na última terça-feira (16/10) de mais uma atividade entre os setores de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Projeto Valorizando a Pessoa Idosa (VAPI), na sede do Projeto, na Costa Norte de São Sebastião.

De acordo com a coordenadora de atividades, Luciana Gallani, a vivência possibilitou a troca de experiências e conhecimentos. “O encontro deu oportunidade para as crianças melhorarem habilidades de comunicação, autoestima e capacidade de resolver problemas. Para os idosos, além de resgatar memórias, serviu para aumentar a socialização, como apoio emocional e para a melhora da saúde”, comentou.

“Através da parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Costa Norte, VAPI, Projeto Garoçá e Faculti (Fraternidade e Assistência Cultural à Terceira Idade), tivemos mais um dia muito produtivo e amoroso. Agradecemos o apoio do Fundo Social de Solidariedade que proporcionou um lanchinho com quatro tipos de bolos para as crianças e os idosos”, acrescentou Luciana.

“Nestes cinco anos de parceria entre idosos e crianças adquirimos valioso aprendizado e empatia com o processo de envelhecimento, compreensão e respeito às dificuldades de cada etapa da vida, estimulando a convivência e o fortalecimento de vínculos”, ressaltaram a assistente social Érica Giuliane e a auxiliar de coordenação Lourdes Augusta do Nascimento.

O objetivo do Projeto Garoçá é estimular a integração, cooperação, autonomia e participação social, além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação social.

O Projeto, que atende 140 crianças com atividades de apoio pedagógico, esportes integrados, judô, dança e capoeira, é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.