Local recebeu o nome de Praia do Altivo, em homenagem a caiçara nascido e criado no mangue

Em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, a Guasc (Associação de Surf e Poliesportiva de Guaecá) realizou, neste domingo (17/12), o Festival de Canoagem Baia do Araçá “Praia do Altivo”.

Segundo os organizadores, o festival teve o intuito de resgatar a cultura caiçara, mostrando para o público presente a beleza do Mangue do Araçá, na região central de São Sebastião.

Uma placa foi instalada na praia, próxima ao portão da casa dos familiares de Altivo Alves de Oliveira, oficializando, portanto, o nome da praia como Praia do Altivo. Trata-se de uma homenagem que os organizadores do festival fazem a esse cidadão, funcionário aposentado da Prefeitura de São Sebastião, caiçara nato, nascido e criado no Mangue do Araçá. Faleceu em 2005 deixando um legado da cultura caiçara e caráter humano para seus filhos, esposa, familiares e amigos.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Felipe Augusto, que também teve a honra de descerrar a placa que declarou oficialmente o nome da praia.

Além da canoa caiçara, participaram do evento canoas havaianas, Stand Up Paddle (Race eTravessia) e caiaques.

Segundo um dos organizadores, Neemias Borges, a principal ideia é manter a cultura caiçara. “Este ano não fizemos a corrida de canoa, então resolvemos fazer esse festival”, comentou.

De acordo com o secretário adjunto de Esportes, Dita Ursa, eventos com canoas caiçaras são uma tradição, e a ideia não é competir, e sim vivenciar. “Queremos também criar o interesse das pessoas em procurar as atividades oferecidas pela Secretaria de Esportes, oferecidas gratuitamente”, disse.

Caiçaras

O remador Renato Virgínio participa desde 1991 da corrida de canoa típica caiçara e acredita que o importante mesmo é resgatar a cultura caiçara, antes que ela morra. “Eu construo canoas”, contou.

Ezequiel Dias, fundador do Caiçara Surf, participa da corrida de canoa desde 2014. “É um evento caiçara, somos caiçaras e temos que prestigiar. É ótimo ter um evento esportivo que mescla gente com experiência com ouros mais jovens, essa tradição foi deixada de lado há muito tempo”, comentou.

Segundo Dias, o Araçá também tem grande importância ambiental. “Tudo isso é muito válido. Não é uma competição, é um festival, somos todos amigos que vêm para participar, brincar e estar juntos”.