A Prefeitura de São Sebastião, através de várias secretarias, entre elas a de Saúde, Educação, Desenvolvimento Humano e, recentemente, com a SEPEDI (Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso), realiza um importante trabalho de resgate de pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade. As ações são desenvolvidas e realizadas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado de Referência Social (CREAS), estendendo-se até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde é oferecido apoio jurídico para efetivar tais ações.

A advogada Márcia Ione de Mello Souza, chefe de divisão do departamento do Idoso, auxilia e encaminha os atos que dependem de medidas judiciais e orientação jurídica quanto aos direitos da população idosa e com deficiência do município. Essa participação da SEPEDI evita que muitos casos sejam levados ao Ministério Público e possibilita que outros tantos sejam resolvidos amigavelmente.

O trabalho envolve profissionais de diversas áreas da Prefeitura, com destaque às assistentes sociais, que se dedicam com competência e eficiência, na busca de soluções para todos os casos, incluindo as visitas domiciliares, que envolvem amor e dedicação para o fortalecimento de vínculos.

Ainda segundo a advogada Márcia Ione, esse é um trabalho invisível, que não atrai a mídia, mas é gratificante porque devolve a dignidade e o respeito daqueles idosos, pessoas com deficiência, jovens e crianças que perderam a esperança de um mundo melhor.

Além desse atendimento de Rede de Proteção, a SEPEDI oferece a essa população atendimento individual de orientação jurídica, apontando caminhos e facilitando o conhecimento de seus direitos. O secretário da SEPEDI, Ercílio de Souza, e o prefeito Felipe Augusto estão à frente dessas ações, cuja ordem é atender todas as demandas dos idosos e pessoas com deficiência, devolvendo-lhes a visibilidade, a dignidade e o respeito.

“Todos conhecem o idoso que dança, pratica esportes, que aparece na mídia, mas não percebem aquele que está à margem da sociedade, e esse resgate o prefeito Felipe Augusto está fazendo”, disse Márcia.

Em São Sebastião, as unidades do CRAS ficam na Topolândia (região central), Enseada (Costa Norte) e Boiçucanga (Costa Sul). O CREAS fica próximo à Rodoviária, na Rua Ubatuba (Centro).

Os interessados em receber atendimento devem procurar a SEPEDI, que tem como secretário Ercílio de Souza, e fica na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812, Porto Grande, telefone: (12) 3891-3400, e-mail: sepedi@saosebastiao.sp.gov.br. Horário de atendimento ao público: 8h às 17h.