Próteses, cadeiras de rodas e outros equipamentos são disponibilizados gratuitamente pelo governo municipal
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI) e Saúde (SESAU) entregou nesta quinta-feira (19), no salão da SEPEDI, recursos de tecnologia assistiva: 14 cadeiras de rodas adaptadas, 10 próteses, cadeira de banho, almofadas e sapatos com palmilhas. Estes equipamentos facilitam a mobilidade e melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Foram entregues também, duas cadeiras adaptadas para trilhas, conhecidas como Juliettes que são utilizadas no Projeto Turismo de Aventura Especial, realizado pela SEPEDI.
O Programa de Tecnologia Assistiva ocorre desde 2018. A Prefeitura de São Sebastião firmou contrato com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para o fornecimento dos equipamentos, atendendo todas as demandas, de Costa Norte a Costa Sul do município.
O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Rodrigo Tude enfatizou a importância da inclusão social. “Nunca existiu uma administração municipal que amparasse o deficiente. O Prefeito Felipe Augusto, com toda a sua equipe, nos proporcionou os equipamentos necessários para nos locomovermos”, elogiou Tudi.
Raimundo Nonato Marcolino, pai de Rafaela Luise Marcolino de dois anos, se emocionou durante a entrega. “Faz muito tempo que estamos nessa batalha para conseguir a cadeira de rodas para a Rafaela. O sonho se concretizou. Minha princesa tem uma cadeira com todas as adequações para a deficiência dela. Essa administração cuida da gente com todo o carinho e cuidado”, afirmou Marcolino, morador de Juquehy.
Sandra Paes Sobral, moradora do bairro Enseada recebeu sua prótese do pé direito. “Estou realizada. Ninguém é diferente. Somos todos iguais. Inclusão Social é uma das palavras que definem essa gestão”, argumentou Sandra.
“A Prefeitura de São Sebastião trouxe para a pessoa com deficiência, produtos de alta tecnologia, adaptados a condição de cada um. São Sebastião é exemplo para toda a região e para todo o país”, avaliou Ciro Pauli Tavarina, responsável técnico das oficinas da AACD. “O mais importante é cuidar das pessoas. Trabalhamos pelo cidadão, trabalhamos por São Sebastião”, disse o Prefeito Felipe Augusto.