A Prefeitura de São Sebastião realizou a atualização dos moradores da comunidade isolada da Ilha Montão de Trigo que recebem o Bolsa Família, e que irão começar a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), programas do Cadastro Único.
Para a moradora Valéria Firmino da Rocha Oliveira, que mora na Ilha há 18 anos, desde quando recebe o Bolsa Família, o benefício é essencial. “Para gente é muito importante porque não temos renda, nós mulheres ajudamos nossos maridos na pesca, é uma ajuda essencial, pois assim não nos falta o pão de cada dia”, comentou.
A Erissima Olegário Oliveira adorou a visita da equipe do Cadastro Único, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) na Ilha. “Às vezes não dá pra gente ir até a cidade, então achei ótimo a equipe ter vindo até aqui e agradeço, porque assim não perdemos nosso benefício”, agradeceu.
Natalia Soares, 23, recebe o beneficio da Bolsa Família há dois anos e foi morar na Ilha recentemente. “Eu morava na Enseada, mas casei e vim morar com ele aqui. Fiquei feliz que vieram até aqui para atualizar meu cadastro, pois é um dinheiro que me ajuda, não é muito, mas faria falta não recebê-lo”, contou.
Para o nativo da Ilha e presidente da Associação de Moradores do Montão de Trigo, Adilson da Almeida Oliveira, é bom ver a Prefeitura olhando para a comunidade. “É a segunda vez que eles vêm fazer a atualização aqui na Ilha, é uma ação muito significativa por parte da Prefeitura, e mostra que o prefeito está olhando por nós”, comentou.
Segundo o último levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 83,43%, enquanto que a média nacional é de 73,16%.
Ainda de acordo com o MDS, mais de 7 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único em São Sebastião, sendo que mais de 6 mil tiveram o cadastro atualizado nos últimos dois anos e mais de 5 mil tem renda de até meio salário-mínimo.
O Cadastro Único é o sistema que registra as informações sobre cada família de baixa renda, identificando seus membros e suas condições econômicas e sociais. Segundo gestora do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família em São Sebastião, Helena Corrêa, a atualização é o que garante o benefício. “Já alcançamos a meta de atendimento do programa. Nosso foco é na atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido, pois os beneficiários que não estiverem com o cadastro incluído ou atualizado até o final deste ano, terão o BPC bloqueado em janeiro de 2019”, finalizou.