O próximo atrativo do projeto de Turismo de Aventura Especial é um passeio com pessoas com deficiência (PcD) para explorar a Trilha de Abras do Una, que chega ao Rio Una, na Costa Sul de São Sebastião. O encontro será na quarta-feira (24), a partir das 9h, com saída do Centro de Reabilitação (CR) de Boiçucanga.
São dez pacientes do CR, três acompanhantes, além de profissionais da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI). Para esses pacientes, serão levadas três cadeiras juliettis, onde eles são carregados em meio à trilha, e duas cadeiras anfíbias que permitem o acesso para o banho de mar.
Nesta edição, a Prefeitura de São Sebastião tem parceria com o Parque Estadual da Serra do Mar (PMSM) - Núcleo de São Sebastião, além das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), de Saúde (SESAU) e da Fundação Saúde (FSPSS).
A secretária da SEPEDI, Karin Conde, destaca que o objetivo do projeto é oferecer condições para que as pessoas com deficiência e idosos possam ter experiências de lazer, esporte e turismo, usufruindo do contato com a natureza e assegurando a existência de opções que permitam a prática de ecoturismo.
“Queremos oferecer atividades de aventura adaptadas por meio de um atendimento qualificado a pessoas com qualquer tipo de deficiência proporcionando a convivência e garantindo a participação e inclusão social”, diz Karin.
Atualmente, fazem parte do roteiro do Projeto de Turismo de Aventura Especial as trilhas da Aldeia Indígena (Boraceia), Abras do Una (Barra do Una), Ribeirão do Itu (Boiçucanga), Trilha Maresias/ Paúba (Maresias) e Reserva du Moullin (Pontal da Cruz).
“Essas trilhas acessíveis permitem que os PcD e idosos tenham uma experiência de esporte, lazer e turismo”, explica Anderson Luiz Soares Medeiros, chefe de divisão do Departamento de Idosos.
#PraTodosVerem: passeio a uma das trilhas que aceitam turismo especial. Fim da descrição.