A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Segurança do Trabalho do Departamento de Gestão de Pessoas, vinculada à Secretaria de Administração (SECAD), realizará, no período de 26 a 29 de setembro, a votação da eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que teve o seu prazo de propaganda de divulgação das candidaturas encerrado no dia 22 de setembro.

Os 11 candidatos, todos servidores efetivos, participarão das eleições, que serão realizadas nos dias 26 (Costa Sul), 27 (Costa Norte), 28 e 29 (Centro) de setembro, no formato volante e respeitando o horário de expediente dos departamentos públicos municipais. No último dia, as votações se encerrarão às 12h, uma vez que a apuração ocorrerá na mesma data, às 14h, na Câmara Municipal.

Os candidatos que disputarão a eleição representam diversas secretarias municipais, a saber: Michel da Ressurreição/SESEP (nº 01); Marco Aurélio dos Santos/SESEP (nº 02); André Luiz Coutinho/SEGUR (nº 03); Vinícius Gonçalves da Silva Augusto/SESEP (nº 04); Devanil Joaquim da Silva/SESEP (nº 05); Daniel Damasceno/SEDUC (nº 06); Marcos Roberto de Abreu Gonçalves/SEGUR (nº 07); Carlos Marques Ferreira da Silva/SESEP (nº 08); Rejane do Nascimento Alexandre/SEGOV (nº 09); Domingos Davi Nunes Orlando/SESEP (nº 10); e Felipe Sarak/SESAU (nº 11).

O período designado para a propaganda dos concorrentes foi adiado devido à declaração do Estado de Calamidade Pública no município, conforme estipulado no Decreto Municipal nº 8.777/2023, com vigência de seis meses. A campanha estava originalmente programada para ocorrer entre fevereiro e março deste ano.

A relação completa dos candidatos inscritos encontra-se disponível no link www.saosebastiao.sp.gov.br/pdfs/edital_prorrogacao_cipa_02_2022.pdf.

Serão eleitos como membros titulares e suplentes aqueles que obtiverem a maioria simples dos votos. Em caso de empate, prevalecerá aquele que possuir o maior tempo de serviço público municipal, que já tenha sido membro da CIPA em gestões anteriores e que seja o mais idoso. O mandato dos membros eleitos terá duração de dois anos, sendo permitida uma reeleição.

Atribuições

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) possui diversas atribuições, incluindo o acompanhamento do processo de identificação de perigos e avaliação de riscos, além da implementação de medidas preventivas pela organização. Também é responsável por registrar a percepção dos riscos pelos trabalhadores, por meio do mapa de risco ou outras ferramentas apropriadas. Adicionalmente, a CIPA verifica as condições de trabalho e os ambientes laborais em busca de situações que possam apresentar riscos à segurança e saúde dos colaboradores.

Além disso, a CIPA elabora e supervisiona um plano de trabalho destinado a promover ações preventivas em relação à segurança e saúde no trabalho, participa do desenvolvimento e execução de programas relacionados a esses temas e acompanha a análise de acidentes e doenças associadas ao trabalho, propondo medidas corretivas quando necessário. Anualmente, promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), dentre outras atribuições.

 

 

#PraTodosVerem: artes gráficas sobre a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de São Sebastião. Fim da descrição.