A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), segue empenhada na coleta e destinação correta de lixo eletrônico no município. De janeiro a julho deste ano, o programa E-Lixo já coletou 1.477 quilos de resíduos eletrônicos, número que se aproxima da marca total registrada ao longo de todo o ano de 2024, que foi de 1.819 quilos.
Somente entre janeiro e maio foram recolhidos 890 kg de resíduos, que estão sendo descartados de forma adequada, contribuindo para a preservação ambiental e a conscientização da população. Para o secretário da Semam, Flávio Queiroz, “o resultado expressivo nos primeiros sete meses de 2025 demonstra o crescimento da adesão da população ao programa e o fortalecimento das ações de educação ambiental”.
O programa E-Lixo tem o objetivo de dar um destino sustentável a equipamentos eletrônicos descartados, além de promover a inclusão digital por meio da recuperação e doação de computadores para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Prefeitura reforça a importância do descarte consciente e orienta os munícipes sobre os locais de coleta de lixo eletrônico. Pequenos volumes podem ser entregues diretamente na Semam. Já para grandes quantidades, é possível agendar a retirada pelo telefone (12) 3892-2797 ou pelo e-mail socioambiental.semam@saosebastiao.sp.gov.br.
Além da Semam, algumas instituições parceiras também recebem lixo eletrônico, como:
- Kaaysá Art Residency (Estrada do Cascalho, 1.670 - Boiçucanga);
- MaresiasTur (Avenida Dr. Francisco Loup, 500 - Maresias);
- Amo Paúba (Rua Maria Moreira do Espírito Santo, 116 - Praia do Paúba);
- Sapeque (Rua Doutor Yojiro Takaoka, 1.236 - Toque-Toque Pequeno)
Para pilhas e baterias, o município conta com mais de 30 pontos de coleta espalhados por escolas, postos de saúde, regionais de serviços públicos e comércios.
Serviço:
Secretaria do Meio Ambiente
Endereço: Avenida Guarda Mor Lobo Viana, n.º 421, 427 e 435 – Bloco A (Shopping Pierotti)
Telefone: (12) 3892-2797
E-mail: socioambiental.semam@saosebastiao.sp.gov.br
Atendimento: 9h às 16h
#PraTodosVerem: as imagens mostram diferentes etapas do processo de coleta e armazenamento de lixo eletrônico. Em uma delas, um agente ambiental recolhe equipamentos como micro-ondas, ventilador e impressora deixados por moradores. Outras fotos exibem o material eletrônico já acumulado, incluindo monitores, teclados, CPUs, cabos e aparelhos diversos, armazenados em caixas, veículos e depósitos, evidenciando a destinação correta desses resíduos para descarte ou reciclagem. Fim da descrição.