A Prefeitura de São Sebastião informa que as fortes chuvas que atingiram o município causaram diversos danos e registros de ocorrências em diversos pontos do município.

Caminhões e equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) já estão nas ruas da região central, trabalhando para a limpeza das vias públicas. Uma equipe está no momento no Bairro São Francisco – um dos mais atingidos, onde veículos foram arrastados e a enxurrada levantou os bloquetes das vias.

A Coordenadoria da Defesa Civil de São Sebastião registra que o Município entrou em estado de Alerta, depois de seis horas ininterruptas de chuva e 173 milímetros de acúmulo de água. O equivalente a 56% do esperado para todo o mês de janeiro.

As equipes da Defesa Civil estão nas ruas da cidade atendendo as ocorrências que chegaram por meio do número 199.

Outro bairro também muito atingido foi a Topolandia. A Creche Meire Vasques dos Santos acabou sendo alagada. Uma equipe da defesa civil, juntamente com o prefeito Felipe Augusto, esteve presente e retirou 12 crianças da unidade escolar transferindo-as para a Creche Maria Fernanda Moraes Mendes, também localizada no bairro Topolândia.

“As crianças foram cuidadas, alimentadas e os pais já buscaram seus filhos, agradecendo o pronto atendimento e agilidade da prefeitura. Priorizamos o atendimento a nossas crianças”, disse o prefeito, que foi pessoalmente ao local ajudar na remoção das crianças.

Com as chuvas, muitos também tiveram que sair de suas casas. Até o momento, 45 pessoas foram desalojadas. Dessas, 21 pessoas encaminhadas para a Escola Municipal da Topolândia, onde está sendo concentrado o abrigo para as vítimas. Em outros casos, as famílias foram para casa de familiares.

São famílias do Varadouro, Topolândia, Itatinga, e do Morro do Abrigo que terão suas casas vistoriadas pela Defesa Civil para que possam retornar com segurança.

O Fundo Social de Solidariedade já providenciou a entrega de colchões, alimentos e roupas para estas famílias que estão na unidade escolar. A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) também já encaminhou equipe de merendeiras para cuidar da alimentação das famílias que permanecerão no local até que tenham condições seguras de voltar para suas residências.

O Governo Municipal reforça que o ponto de abrigo das famílias será a EM Topolândia, o Centro de Triagem ficará no Centro Comunitário da Topolândia e, caso haja a necessidade, o Gabinete de Crise deverá ser instalado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) também no bairro da Topolândia.

O trânsito na região central da cidade também foi prejudicado na tarde desta sexta-feira (25). De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana neste momento, grande parte da área central da cidade – como a Avenida Altino Arantes, Rua Capitão Luis Soares e Rua Sebastião Silvestre Neves – ainda está parcialmente alagada.

Segundo o diretor do Departamento de Tráfego (Detraf), João Firmino Costa Filho, no bairro Portal da Olaria, o trânsito também é intenso, e flui através de uma operação “Pare e Siga”, com agentes de trânsito, Defesa Civil, DER e Polícia Rodoviária no local.

Universitários - Devido a forte chuva a Prefeitura prorrogou o prazo para cadastro e recadastro do transporte universitário até terça-feira (29/01).

Os estudantes interessados em utilizar ou renovar o benefício devem se dirigir a sede da Secretaria da Educação ou a Sub Prefeitura de Boiçucanga portando os documentos solicitados no edital disponível no site da prefeitura.

Doações - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião está arrecadando doações de toalhas de banho para vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade nesta sexta-feira (25). Também estão sendo arrecadados produtos de higiene pessoal, alimentos, produtos de limpeza e roupas de cama. 

Serviço: O Fundo Social de Solidariedade fica na Rua Capitão Luís Soares, 33, Centro. Mais informações (12) 3892-4991.