O projeto de reurbanização da Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, foi o principal tema de uma reunião realizada no Instituto Verdescola, na última quinta-feira (1°/6).
Estiveram presentes no encontro representantes da Prefeitura, por meio das secretarias de Habitação e Regularização Fundiária e de Urbanismo, Gerência de Apoio do Litoral Norte, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (SDHU), Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), ONG Gerando Falcões e a Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila).
A partir de agora, esse grupo vai colocar em prática o processo para a regularização da Vila Sahy – bairro mais afetado pelo evento do dia 19 de fevereiro, quando o morro desceu e o rio estourou, levando vidas e casas, deixando um mar de lama na região.
O secretário estadual da Gerência de Apoio ao Litoral Norte, coronel André Porto, explicou que o grupo vai trabalhar na elaboração dos projetos de melhorias para a comunidade. “O projeto vai atender todos aqueles que de alguma forma tiveram sua vida ofendida pelo evento do dia 19 de fevereiro”.
A etapa do projeto de urbanização da Vila Sahy, conforme Maria Tereza Diniz, diretora de Projetos e Programas da CDHU, prevê avaliação de risco geotécnico, drenagem, água e esgoto, pavimentação, área de lazer, melhorias de habitação, comércio, áreas públicas. “Vamos fazer as adequações necessárias para a transformação da Vila Sahy”.
Nina Rentel é diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões e destaca que a organização tem atuado como apoio e quer investir na reconstrução, apoiar contratação de projetos, garantia da participação social em todo processo do desenho do projeto do que vai acontecer na Vila e apoio contínuo, ser uma transformação que considera toda a necessidade, dinâmica local e que seja sustentável para o futuro e prevenção contra outro desastre como esse. “Todos os atores estão envolvidos na reconstrução da Vila Sahy”.
Presidente da Amovila, Evanildes Alves dos Santos Andrade está confiante no processo para a reurbanização da Vila Sahy. “Nós ainda não tínhamos um norte do que ia acontecer com a Vila, dentro do bairro, com drenagem e retirada de destroços. Agora, essa parceria está sendo um marco e nossa esperança é que seja feito tudo que for acordado entre as partes”.
Novas reuniões serão agendadas para mostrar o avanço dos projetos e os prazos de implantação.
#PraTodosVerem: integrantes da reunião realizada na Vila Sahy. Fim da descrição.