A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), abriu inscrições para o edital que disponibiliza espaços estruturados para exposição e comercialização de artesanato identitário no Sítio Arqueológico de São Francisco.

A iniciativa tem como objetivo credenciar artesãos locais para utilizarem até seis espaços da Casa de Apoio do Sítio Arqueológico, com a condição de que já não ocupem outro espaço público voltado à mesma finalidade no município. Os quiosques serão instalados pelos próprios artesãos selecionados, que deverão comercializar peças autorais, com identidade caiçara e valor histórico. A proposta busca fortalecer o artesanato tradicional como produto turístico e expressão cultural do município.

A iniciativa integra o projeto ‘RegenerAção em São Sebastião’, criado em 2023 após a catástrofe ambiental que atingiu a cidade. Em parceria com o Sítio Arqueológico, patrimônio histórico tombado do município, o projeto amplia seu alcance ao unir ações educativas, culturais e socioambientais, fortalecendo a conexão entre a comunidade e o patrimônio histórico.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário: https://bit.ly/chamamentopublicosetur. A relação completa de documentos exigidos também pode ser consultada no edital: https://www.saosebastiao.sp.gov.br/pdfs/edital_05_2025_e_regulamento_sobre_a_concessa_o_de_espac_o_na_o_oneroso_sitio_arqueologico.pdf.

 

Sobre o Sítio Arqueológico São Francisco

Localizado em meio ao Parque Estadual Serra do Mar, a 260 metros de altitude, o Sítio possui extrema beleza, com vistas magníficas sobre a região e o Canal de São Sebastião.

Ele é objeto de constantes estudos por conta de abrigar ruínas de construções do século XIX de uma antiga fazenda de escravos e de uma antiga capela. Há vestígios de cursos d’água, pontes, fragmentos de cerâmicas e porcelanas, telhas, fornos e muitos alicerces de edificações que impressionam pela técnica utilizada para as construções.

O espaço foi descoberto em 1991 pelo arqueólogo Wagner Bornal e no ano de 2007 foi encontrada uma grande área contígua ao sítio, totalizando mais de um milhão de metros quadrados. Nesta nova área, pesquisadores identificaram um complexo de senzalas e estradas originais que davam acesso a diversas edificações e estruturas.

O Sítio Arqueológico São Francisco possui um imenso potencial educativo e turístico, representado pelos seus aspectos culturais, ambientais e paisagísticos.

 

#PraTodosVerem: As imagens mostram o Sítio Arqueológico de São Francisco.
Entre árvores e vegetação da Mata Atlântica, aparecem ruínas históricas com colunas de pedra e estruturas antigas. Ao fundo, em algumas fotos, vê-se o mar azul. Também há um espaço revitalizado com bancos de madeira e uma escultura colorida em forma de peixe, além de um cartaz de divulgação sobre credenciamento para artesãos no local. Fim da descrição.