A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), levou na quinta-feira (27) cerca de 50 estudantes da EM Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, de Barra do Una, para estreiar o novo roteiro de visita à Aldeia Indígena Rio Silveiras, em Boraceia, na Costa Sul.

Na visita pedagógica, os alunos puderam compartilhar com os habitantes da aldeia um café da manhã, seguido de uma conversa com o Cacique Adolfo Timoteo, que dividiu seus ensinamentos com os estudantes.

O cacique contou a história da aldeia, instigou os estudantes a repensar fatos históricos do Brasil, desconstruiu preconceitos contra os povos originários e destacou o impacto da construção da Rodovia Rio-Santos (SP-55) na história do município e na vida das famílias. Timoteo ainda destacou as formas de organização da aldeia e como vivem em harmonia com a natureza, além dos cuidados com os estudos das crianças.

Os anfitriões também cantaram músicas e ensinaram palavras em tupi para que os estudantes aprendessem a dizer bom dia em seu idioma. Foram ainda respondidas perguntas referentes à cultura indígena, tais como: a pajelância, os rituais de cura, estrutura social e familiar. Por fim, os alunos fizeram uma trilha até o Buraco da Onça e, ainda, alguns estudantes receberam pinturas corporais, que para os guarani representam proteção.

A ação faz parte do Programa de Enriquecimento Curricular e contou com o acompanhamento das professoras da EM Profª Sebastiana Costa Bittencourt, Natália Almeida e Tereza Saci, e da representante do Programa de Enriquecimento Curricular, Shirlei Rodrigues.

O novo roteiro tem o intuito de promover, valorizar a história, cultura indígena e aproximar os estudantes da rede pública de ensino de São Sebastião desta cultura, propondo uma série de visitas periódicas com roteiros pedagógicos orientados pelas professoras Shirlei Rodrigues e Fernanda Palumbo ao território indígena do Rio Silveiras.

 

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da visita dos alunos a Terra Indígena Rio Silveiras. Fim da descrição.