A Prefeitura de São Sebastião publicou na última sexta-feira (25), em Diário Oficial, o Decreto 7624/2019, que nomeia uma das ruas do Núcleo Sertão de Maresias, na Costa Sul do município, com o nome da jovem Agatha Cristynnie Duarte, morta em 2013, aos 19 anos de idade, vítima de um acidente de carro.

Agatha ficou conhecida por seu trabalho na comunidade, desenvolvido com o projeto “Hip Hop Salvando Vidas”, responsável por levar entretenimento e lazer às crianças e jovens de Maresias.

Entre as homenagens, a Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes, Saúde, Educação e Fundo Social, também apoia o “6º Tributo à Agatha Cristynnie – Nas Ondas de Maresias”, criado pelos familiares de Agatha e, que este ano, acontece no dia 17 de novembro, a partir das 8h, na Praça Internacional do Surf, em Maresias.  

A programação do evento conta com atividades gratuitas sobre conscientização ambiental, palestras sobre os perigos da dengue, educação e desporto, no qual também será oferecido para crianças, adolescentes, jovens e aos seus pais, um dia diferente de confraternização, com lanches, frutas, água, bolos, refrigerantes, algodão doce, pipoca, diversão, entretenimento, união, conscientização, brincadeiras, campeonato de surf, zumba e brinquedos infláveis.

Uma das frases que a jovem compartilhou dias antes do acidente foi: "Luto pelos meus ideais, se eu morrer eles continuam vivos, os verdadeiros eu sei quem são". O lema motivou a família a continuar o trabalho deixado por ela.

O evento que entrou para o calendário oficial da cidade, conta ainda com o apoio de comerciantes locais (de bairros vizinhos e outras regiões), equipes de voluntários, Associação de Surf de Maresias (ASSM) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS).