A partir do dia 1º de junho, o Pronto Socorro de São Sebastião oficializa o início dos atendimentos por meio de triagem de classificação de risco para avaliar a gravidade de cada usuário com foco na distribuição de senhas, conforme prioridade e gravidade caso a caso. O protocolo faz parte da Política Nacional de Urgência e Emergência e da Política Nacional de Humanização.
Triagem - Todos os pacientes que chegam ao Pronto Socorro, a partir de agora, passam pela classificação de risco. Neste procedimento, é feita uma triagem para avaliar a gravidade de cada usuário para distribuição das senhas. Esta triagem resulta em cores destacadas nos prontuários de cada paciente que indicam as seguintes demandas – Vermelho (necessidade de atendimento imediato), Amarelo (atendimento em até quinze minutos), Verde (atendimento em até 40 minutos) e Azul (atendimento em até três horas).
Segundo a interventora do Hospital, Denise Passarelli, todos os gestores do lugar têm acesso online aos encaminhamentos registrados pela nova classificação de risco. "Temos todo o controle pelo tempo de espera de cada paciente, para assim cumprir o que requer o protocolo de acordo com cada emergência", afirmou ela.
Outras melhorias – Além da reforma na recepção do Pronto Socorro já em andamento, o atendimento à população no Hospital de Clínicas de São Sebastião passa por aperfeiçoamento constante. O serviço de odontologia, que já ocorre no hospital de segunda à sexta-feira em diversos períodos do dia (7h às 11h – 12h às 16h – 17h às 21h), agora, conta com sobreaviso de dentistas aos finais de semana e feriados. De acordo com a interventora, quando convocados, estes têm meia hora para se apresentarem no hospital.
Além disso, profissionais de diversas áreas também passam por capacitação intensa. Desde o último sábado (26/05), 260 funcionários, divididos em quatro turmas, estão sendo capacitados em cursos de humanização e acolhimento em serviços hospitalares ministrados aos finais de semana.