Ferramenta facilita obtenção de recursos federais aos municípios

Cerca de 20 funcionários públicos municipais de várias secretarias da Prefeitura de São Sebastião participaram do curso “Plataforma + Brasil”, antigo Sistema de Convênios para Capitação de Recursos à Prestação de Contas (SICONV), no salão da Associação Comercial e Empresarial, nesta sexta-feira (30). De acordo com a multiplicadora de conhecimento da Plataforma + Brasil, administradora de empresas e engenheira civil, Juliana Aparecida Florêncio, o curso teve duração de 16 horas e consiste em explicar as funcionalidades do sistema operacional Plataforma + Brasil, do Governo Federal, com 12 anos de existência, responsável por todas as transferências voluntárias e emendas, dos ministérios e deputados federais, as chamadas verbas, ou recursos.

“O governo brasileiro abre programas para propostas voluntárias aos 5.570 municípios. A Prefeitura de São Sebastião utiliza o sistema há muito tempo, mas pela primeira vez, os funcionários municipais participaram de uma capacitação multidisciplinar que integra todos os setores do governo municipal, com o principal intuito de conscientizar cada servidor quanto ao seu papel. A ideia foi mostrar o sistema de forma completa, desde o cadastramento até a prestação de contas”, afirmou Aparecida. Ainda segundo Juliana, o programa foi criado pelo governo federal para simplificar o acesso aos recursos federais.

Para o assessor de Gestão da secretaria de Governo (SEGOV), George Gitirana, o curso foi bastante positivo. “Esse curso nos permitiu entender sobre os recursos que são destinados aos municípios, através dos órgãos federais, neste caso, especificamente dos ministérios. É uma ferramenta fundamental para uma gestão municipal, na administração e controle das propostas que o município tenha cadastrado, referente aos programas federais, disponibilizados na Plataforma + Brasil, através dos ministérios e deputados federais”, resumiu Gitirana.