A Prefeitura de São Sebastião finalizou e está encaminhando à Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar que define nova reorganização administrativa do Executivo. Entre outros itens importantes, a reforma trata da extinção e criação de novas secretarias municipais. O prefeito Felipe Augusto decidiu reorganizar a máquina pública objetivando a agilização da prestação de serviços por parte da prefeitura, bem como a redução de gastos públicos.  A reforma define que 15% dos cargos em comissão na prefeitura serão ocupados por servidores públicos efetivos.

Confira os principais pontos da reforma administrativa:

1) Ficam criadas a Secretaria Municipal de Planejamento, com a  finalidade de prestar assessoramento ao prefeito, além de planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades desenvolvidas pela prefeitura; a Secretaria de Políticas da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que tem por finalidade promover o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a estes cidadãos; e a Secretaria Municipal de Urbanismo que tem por finalidade executar as atividades de análise e aprovação de projetos de obras particulares.

2) A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH) passa a ser denominada Secretaria de Desenvolvimento Social.

3) A Secretaria das Administrações Regionais (SEADRE) passa a se chamar Secretaria de Serviços Públicos. Dentro desta nova secretaria ficam criadas as regionais dos bairros da Topolândia, Maresias, Juquehy, Boraceia e a Divisão Operacional de Resíduos Sólidos.

4) Na Secretaria de Educação ficam criados o Departamento de Ensino Profissionalizante, a Divisão de Formação Profissional, e a Divisão de Projetos Educacionais.

5) Na Secretaria de Saúde foram criadas as seguintes divisões: Atenção Especializada; Educação Permanente e Humanização, Urgência e Emergência; Divisão de Programas; Saúde Bucal; Divisão de urgência e pronto atendimento; Especialidades Odontológicas; e Divisão de Atenção Básica.

6) Na Secretaria Municipal de Esportes ficam criados o Departamento de Eventos Esportivos, e as divisões de Eventos, Projetos e Marketing.

7) Já na Secretaria de Obras ficam criadas as divisões de Obras Viárias e Drenagens, e Manutenção de Prédios Públicos. ⁠⁠⁠⁠