As farmácias municipais de São Sebastião estão padronizando os serviços oferecidos de acordo com a versão atualizada do Procedimento Operacional Padrão (POP), documento imprescindível e obrigatório para esse tipo de estabelecimento na área da Saúde. A entrega do POP atualizado, que recebeu o nome de “Manual de Boas Práticas Farmacêuticas”, aos profissionais aconteceu durante reunião bimestral da categoria realizada em abril.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Alves Moreira Filho, explica que “este é mais um importante marco na implantação de políticas públicas de saúde voltadas ao fortalecimento da assistência farmacêutica no município.”

A chefe de divisão de Assistência Farmacêutica e Gestão de Estoque, Bianca Bandini, explica que o documento é usado para garantir a qualidade dos serviços a partir da padronização das atividades. “Não tínhamos um POP específico da farmácia no município, por isso cada unidade trabalhava de uma forma. Com a padronização das atividades, todas as farmácias trabalharão com a mesma qualidade”, diz.

Ela conta que o documento será revisado anualmente, buscando sua melhoria e garantindo um serviço de excelência para a população. “Através da padronização das atividades é possível beneficiar todos os munícipes, que receberão o medicamento da mesma forma em qualquer farmácia, com as condições higiênicas e sanitárias adequadas em relação à exposição dos produtos.”

A padronização, de acordo com a chefe de divisão, facilita a aquisição de medicamentos e insumos e orienta atividades que são esporádicas e geram dúvidas, melhorando o trabalho das equipes de farmácia e agilizando o acesso da população aos insumos e medicamentos.

“A necessidade de padronização surgiu devido ao aumento do quadro de profissionais, já que muitas farmácias foram inauguradas nesta gestão e estão presentes em quase todas as unidades de saúde do município”, explica.

Atualmente, cada unidade conta com um farmacêutico, o que garante uma abordagem qualitativa no momento da dispensação de medicamentos. “Através do relato de experiência durante a dispensação é possível identificar a dificuldade de adesão à terapia farmacológica e uso racional de medicamentos”, diz Bianca.

“Por esta razão, é importante que cada pessoa retire seu medicamento na farmácia de referência do seu endereço, para que o farmacêutico, junto com a equipe de saúde da família, possa identificar e solucionar os problemas encontrados.”

 

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra farmacêutica consultando o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas e retirando medicamento de prateleira. Fim da descrição.