Lançado nesta gestão, o Serviço de Urgência da Odontologia já atendeu mais de mil pessoas, em três meses de funcionamento, nas quatro unidades em que os atendimentos foram disponibilizados – UBS Canto do Mar, UBS Morro do Abrigo, Pronto Socorro Central e UBS Cambury. A intenção, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde é ampliar gradativamente o serviço.
O principal objetivo do serviço, que é uma reivindicação antiga da população, é desafogar os agentes do Programa de Saúde da Família. Além disso, um levantamento apontou que este tipo de serviço soma quase 30% do total de atendimentos odontológicos da cidade.
De acordo com o chefe da odontologia, Daniel de Capitani, a necessidade de implantação do serviço vem sendo apontada pelo Ministério da Saúde há algum tempo. "Desde 2013 o Ministério da Saúde vem fazendo apontamentos para a SESAU questionando justamente o motivo pelo qual o serviço não estava funcionando na cidade tendo em vista que as auditorias realizadas pelos técnicos do Governo Federal já detectavam a necessidade da realização do atendimento", explicou.
Segundo Capitani, os atendimentos caracterizados como de urgência são aqueles que incomodam o paciente. “Dor de dente, às vezes, uma obturação ou um pivô que cai, remoção de sutura. Fazemos esta ação emergencial e depois encaminhamos o paciente para continuar o tratamento em sua unidade de PSF de referência”, exemplificou.
As unidades – que servem como referência para cada uma das regiões – funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, em Cambury, Canto do Mar e Morro do Abrigo. Já no Pronto Socorro Central, o atendimento acontece diariamente até às 21h.
“Como é um serviço novo, estamos acompanhando e percebendo que o número de atendimentos está aumentando e, com isso, já iniciamos estudos para a médio e longo prazo ampliar o horário de funcionamento principalmente na unidade do Pronto Socorro Central”, explicou Capitani.