Programa Novos Horizontes tem o objetivo de preparar servidores municipais efetivos para a aposentadoria
O Instituto Previdenciário do Município de São Sebastião (São Sebastião PREV), em parceria com a Prefeitura, iniciou, nesta sexta-feira (5), no auditório do novo prédio da Secretaria de Educação (SEDUC), o ciclo de palestras voltado aos servidores públicos municipais inscritos no Programa de Pré-Aposentadoria Novos Horizontes.
A jornada do programa de qualidade de vida pós-aposentadoria visa propiciar aos servidores municipais efetivos, que estiverem há pelo menos dois anos de cumprir as exigências legais de inativação do serviço público, atividades e informações sobre regras de aposentadoria, saúde física, nutricional, mental, comportamental e planejamento financeiro.
Nesta sexta-feira, foram realizadas palestras com Jéssica Toniatti da Silva, psicóloga da Unidade de Saúde Ocupacional (USO), vinculada à Secretaria de Administração (SECAD), e Camila Ribeiro Puerto, nutricionista da Secretaria de Educação (SEDUC).
Jéssica Toniatti abordou temas como empatia, alteridade, o que é aposentadoria; “quem fui, quem sou e quem serei?”, etc. Camila Puerto tratou ministrou a palestra “Nutrindo o envelhecimento rumo à longevidade saudável”, na qual falou sobre “Qual a fronteira da Velhice?”; O caminho rumo à longevidade”; “Alterações do Envelhecimento”; “Alimentando a Saúde - Macronutrientes”, entre outros.
Os servidores elogiaram a iniciativa do São Sebastião PREV e Prefeitura. Lucineia Fernandes Goes, funcionária do Almoxarifado há 30 anos, com aposentadoria prevista para o início de 2024 destacou a oportunidade de reflexão. “Gostei da palestra porque me fez refletir como posso usufruir a aposentadoria da melhor forma possível”.
Marco Aurélio, agente de trânsito da Secretaria de Segurança Pública (SEGUR), com aposentadoria programada para novembro de 2024 falou sobre a importância da jornada. “Muito importante, porque este momento pré-aposentadoria gera insegurança e expectativa. Com os depoimentos, reduz essa insegurança e ansiedade. Fiquei muito contente por participar das palestras”.
Antonio de Castro e Silva, servidor da prefeitura há 28 anos e dois meses, na Divisão de Patrimônio, subordinada à Secretaria de Administração (SECAD), com aposentadoria planejada para janeiro de 2025 disse que a palestra atendeu suas expectativas “É um incentivo muito legal, porque esclarece muitas dúvidas; tornas as coisas mais fáceis de entender; podemos assimilar e tirar dúvidas”. O ciclo de palestras prossegue na próxima sexta-feira (12).
O diretor-presidente do São Sebastião PREV, Rodrigo de Azevedo Caldeira, explicou a iniciativa. “O objetivo do programa é preparar os servidores para a aposentadoria com planejamento, adaptação, diálogo, interação e redução de anseios e expectativas, proporcionando qualidade de vida pós-aposentadoria. É muito importante porque atende às preocupações constantes dos servidores que estão prestes a se aposentar, como pensar no momento mais oportuno para se aposentar, controlar a ansiedade, buscar qualidade de vida e entender melhor seus direitos e deveres previdenciários. O intuito é auxiliar na vida pós-aposentadoria em diversos aspectos”.
O Programa Novos Horizontes conta com o apoio das Secretarias de Planejamento (SEPLAN), da Educação (SEDUC), da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), de Administração (SECAD) e de Assuntos Jurídicos (SAJUR).
São Sebastião Prev
O Instituto fica na Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 48 e 52, no Centro. Os telefones são: (12) 3892-1013, 3893-1474 e 3893-1677. O e-mail é ssprev@ssprev.sp.gov.br.
#PraTodosVerem: fotos sobre a abertura do ciclo de palestras do programa Novos Horizontes, promovido pelo Instituto Previdenciário do Município de São Sebastião, em parceria com a Prefeitura. Fim da descrição.