
Data marcará ainda a abertura da mostra Santo Antônio - Olhares da Arte sobre a Tradição
Com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana (FUNDASS), o Instituto Mpumalanga realiza no próximo sábado (09/06), um encontro musical do cantor, compositor e produtor cultural baiano J.Velloso e a cantora Mariene de Castro, que também irão inaugurar uma mostra cultural na Casa Brasileira.
O primeiro show de lançamento no novo CD de J. Velloso, “Não Sei Se Te Contei”, será realizado às 20h. O disco é dedicado à sua mãe, Dona Clara, e soma-se a outros trabalhos fonográficos do artista, que nasceu em 1961 em Santo Amaro da Purificação, terra natal da sua família, e começou a compor em 1984. Velloso tem gravados também: “Aboio para um Rinoceronte”/ 2004, “J. Velloso e os Cavaleiros de Jorge”/2009, e o livro-CD “Santo Antônio e Outros Cantos”/2010. Esse será o primeiro show do artista baiano após o lançamento do novo trabalho, desde 1° de junho nas plataformas digitais e em lojas fisicas.
No encontro, J. Velloso mostrará canções do novo disco, um álbum de Música Popular Brasileira com músicas inéditas e autorais, de estilos diversos, que mostra um J. mais leve e maduro. Além das músicas de “Não Sei Se te Contei”, J. Velloso passeará por um repertório diversificado de músicas autorais já consagradas na voz dos tios Maria Bethânia e Caetano Velloso, e de outros artistas como Gal Costa, Gilberto Gil, Beth Carvalho, Jorge Vercillo, Belô Velloso, Margareth Menezes e Mariene de Castro, que acompanha J. nesse show, que faz parte de uma agenda cultural de ambos no centro de artes do Instituto Mpumalanga, que inclui abertura de uma mostra do artesanato caiçara sobre Santo Antônio e uma roda de conversa com artistas locais.
Mostra Cultural
Reunir o trabalho de artesãos do litoral norte de São Paulo e da Bahia é o objetivo da mostra cultural “Santo Antônio- olhares da arte sobre a tradição”, organizada pelo Instituto Mpumalanga, que será aberta ao público na tarde de sábado (09/06), a partir das 14h, na Casa Brasileira.
Serão trabalhos em madeira, juta, metal, crochê, papel, conchas, tecido, palha e cerâmica produzidos por artesãos do centro, da costa norte e da costa sul do município, que vão se juntar a diferentes objetos que compõem a devoção ao santo feitos por artistas da Bahia.
Participam da exposição as artesãs Neide Palumbo, Paula Galani, Cida Ivanov, Esther Feital e Filomena Santos, entre outros artistas. Estandartes, imagens de Santo Antônio confeccionadas com diferentes materiais, altares de diversos estilos, lírios, trigo, fogueira quadrada, elementos do sincretismo religioso e outros que fazem parte da história do santo franciscano poderão ser vistos em instalações artísticas nos vários espaços da Casa Brasileira.
O santo, reverenciado no mês de junho, está presente em inúmeras composições de J. Velloso. Junto com Mariene de Castro, ele fará uma roda de conversa com artistas de São Sebastião programada para a tarde do sábado (09/06), quando J. Velloso e Mariene de Castro vão falar de cultura e religiosidade na canção brasileira. O artista traz muito da religiosidade baiana nos seus trabalhos. No livro-CD Santo Antônio e Outros Cantos, J. gravou sete canções autorais inspiradas nas tradições populares e no sincretismo religioso, que mostram “a forma de se ter fé na Bahia”.
Serviço:
Local: Casa Brasileira – Centro de Artes e Cultura do Instituto Mpumalanga – visitação gratuita – End.- Av.Dr. Altino Arantes, 80 – Centro – São Sebastião Fone: (11) 9 98388794
Dia 09/06 - sábado
14h – Abertura da mostra ao público e Roda de Conversa: “Cultura e Religiosidade na canção brasileira”. Diálogo artístico com o compositor baiano J. Velloso e com a cantora Mariene de Castro com músicos locais. Gratuito Ø
20h – Show de J.Velloso na Casa Brasileira, com participação especial de Mariene de Castro – “Não Sei se Te Contei” – ingressos R$ 40, com renda revertida para os projetos sociais do Instituto Mpumalanga e Casa Brasileira.