O Centro de Aleitamento Materno (CIAMA) realizou, na tarde deste sábado (05/08), em São Sebastião, a tradicional “Hora do Mamaço”, em homenagem à Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada nesta data.

O evento, que anualmente ocorria apenas no centro da cidade, foi realizado na Praça da Bíblia, no bairro da Topolândia. O intuito é conscientizar os pais da importância de se amamentar o bebê, especialmente até os dois anos de idade, e fortalecer os laços de união e intimidade entre as mães e seus bebês.

De acordo com a coordenadora do CIAMA, a enfermeira Pollyana Braga, o encontro ocorreu em um espaço aberto “justamente para mostrar um ambiente livre de preconceitos”, e comentou a mudança de local. “Queremos dar oportunidade a mães de todos os bairros a terem acesso ao CIAMA. Começamos pela Topolândia porque é onde esta o nosso maior público. Ano que vem contemplaremos mais um bairro”, comenta a coordenadora.

Diversas mães com seus bebês estiveram presentes e puderam acompanhar e realizar atividades como a Shantala (massagem relaxante entre mãe e filho/a), Slingada (diferentes maneiras e posições para carregar os bebês), Baby Clínica (como manter a saúde e a higiene bucal nos bebês), além de Musicalização Infantil e um café completo servido ao público em geral.

O evento foi considerado um sucesso e o CIAMA teve sua importância destacada pelas mulheres presentes. Para a moradora do bairro, Elda de Jesus Santos, mãe do pequeno Willian, de apenas dois meses, o evento serviu para unir ainda mais mãe e filho. “Não sou mãe de primeira viagem, mas por questões de saúde, esta é primeira vez que consigo sentir um filho meu no peito, como é amamentar. Estou achando maravilhoso e este evento permitiu uma interação ainda mais forte com o meu Willian”, destaca a moradora.

Já para Luciene Castilho, mãe do João Lucas, de quatro meses, o CIAMA foi fundamental na alimentação do filho. “Meu leite demorou 25 dias para descer. Eu não conseguia alimentá-lo. Graças ao Centro de Aleitamento que me ajudou com dicas e técnicas, pude amamentar o João”, e destacou o evento: “achei bacana ser ao ar livre porque quebra um pouco do preconceito para com uma atividade tão essencial para nossas vidas”, disse.

A atividade contou ainda com a participação e colaboração da fisioterapeuta, Roberta Beghini, das dentistas, Carolina Santos e Patrícia Bitencourt, da professora de música, Rosângela Tavares, além de uma representante do comitê municipal do programa estadual, Primeiríssima Infância, parceiro do CIAMA no acompanhamento de crianças desde a gestação até os três anos de idade, a psicóloga, Carolina Buzo.