A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu uma formação com os professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino na Costa Sul. O encontro, realizado na terça-feira (5/8), no Hotel Tambayba, em Maresias, foi ministrado pela professora Natália Frizzo de Almeida, educadora da própria rede, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com formação em História.
Com o tema ‘Práticas Educacionais Antirracistas na Educação Infantil’, a formação teve como objetivo principal refletir sobre o papel da escola na construção de uma educação comprometida com a equidade racial desde os primeiros anos da infância.
Durante o encontro, foram abordados conceitos fundamentais como racismo estrutural, identidade, representatividade e o apagamento de narrativas indígenas, africanas e afro-brasileiras. A professora Natália destacou a importância da adoção de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade étnico-racial, incentivando os educadores a repensarem seus planejamentos e materiais didáticos sob uma perspectiva antirracista.
Além disso, a formação proporcionou um espaço de escuta e troca de saberes, promovendo o fortalecimento do compromisso coletivo com a formação de crianças com autoestima, mais conscientes, empáticas e respeitosas com as diferenças.
A atividade integra o Programa de Enriquecimento Curricular, que visa subsidiar os professores com material e capacitação sobre a história e cultura de São Sebastião por meio da disponibilização de material específico e orientações sobre educação patrimonial. A iniciativa ainda vai ao encontro da Lei Federal 11.645/08, que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.
#PraTodosVerem: quatro fotos mostram a formação continuada de professores com foco em práticas pedagógicas antirracistas. Em uma das imagens, uma mulher fala ao microfone em frente a um projetor com o tema “Por que precisamos falar de educação antirracista na infância?”. Em outra, ela aponta para a tela onde se lê “Práticas Pedagógicas da Escola Maria Felipa”. A terceira imagem mostra o público atento, sentado em cadeiras num espaço amplo com teto de madeira. A última foto registra duas mulheres lado a lado ao final da apresentação. Fim da descrição.