Informações gerais da Secretaria
Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJUR)
Secretário: Cesar Arnaldo Zimmer
Secretária Adjunta: Núbia dos Anjos
Endereço: Rua Capitão Luiz Soares, 491 - Centro
Telefone de contato: (12) 3891-2081
E-mail de contato: sajur@saosebastiao.sp.gov.br
Horário de atendimento ao público: das 13h às 18h
Atribuições e competências da Secretaria
Artigo 130 - Compete ao Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos:
- exercer a direção geral, programar, orientar, coordenar e fiscalizar os trabalhos das unidades que lhe são diretamente subordinadas;
- exercer supervisão técnica e normativa sobre os assuntos de competência da secretaria;
- promover o estudo e a emissão de pareceres sobre a aplicabilidade de normas jurídicas estaduais e federais no Município, sempre que solicitado;
- promover a revisão de minutas de anteprojeto de lei e projetos de decreto apresentados por outros órgãos, ou emiti-los pessoalmente, de conformidade com o ordenamento jurídico do País, em face da legislação municipal em vigor, submetidos a sua apreciação;
- promover o controle da marcha, dos prazos e das providências tomadas com relação aos processos judiciais de sua competência;
- subscrever os pareceres emitidos pelas unidades sob sua subordinação, aditando-os quando divergir ou entender necessário o esclarecimento de suas conclusões;
- visar os trabalhos elaborados pela Secretaria, introduzindo as modificações que julgar necessária;
- autorizar, por escrito, os órgãos sob sua subordinação a transigir, desistir ou deixar de recorrer em juízo;
- promover a orientação dos diferentes órgãos, quanto ao cumprimento das ações judiciais;
- representar e tomar as providências para defender em juízo o Município;
- realizar estudos sobre matéria jurídica de interesse geral do Município por determinação do Prefeito ou solicitação dos Secretários Municipais;
- promover a elaboração de minutas de projetos e a regulamentação de dispositivos de lei, articulando-se com os órgãos competentes;
- controlar os prazos para sanção ou veto das leis aprovadas pela Câmara e redigir mensagens atinentes a essa matéria, desde que seja solicitada sua apreciação;
Programas e projetos da Secretaria
- CONSULTORIA JURÍDICA E CONTENCIOSO JUDICIAL E EXTRA-JUDICIAL;
- CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL;
- HONORARIOS ADVOCATICIOS DE AÇÕES JUDICIAIS (SUCUMBÊNCIA)
Programas e Projetos do PROCON
- CONVÊNIO DE ESTÁGIO COM A FASS;
Os alunos da FASS participam na prática das audiências e atendimento, valendo como estágio sobre Direito do Consumidor.
- PROCON MÓVEL EM MARESIAS;
A unidade móvel da Fundação Procon/SP, vem até nosso município com alguns técnicos, para atendimento a população, nos bairros pré-agendados.
- PROCON MÓVEL EM JUQUEHY;
- DIA DO CONSUMIDOR;
Comemoração ao dia do consumidor no teatro municipal, com renomados palestrantes da área do Direito do Consumidor para o público em geral;
- PALESTRAS E OFICINA PARA IDOSOS NO CRAS COSTA NORTE E CRAS COSTA SUL;
São oficinas voltadas somente para idosos, com palestras, orientações sobre direito do consumidor; (em conjunto com a Secretária do idoso)
- OFICINA PARA IDOSOS JUNTO AS ENTIDADES DA TERCEIRA IDADE;
- FATEC EM AÇÃO – AÇÃO GLOBAL
Visa o atendimento e orientações a população pelos técnicos do Procon;
- OFICINAS PARA IDOSOS SOBRE FRAUDE BANCÁRIA;
Palestras sobre os diversos tipos de fraudes contra os idosos.
- CAPACITAÇÃO DE FUNCIONARIOS DA PREFEITURA SOBRE FRAUDES CONTRA IDOSOS;
- “AÇÃO EM FAMÍLIA”
Visa o atendimento e orientação a população nos bairros do município;
- LANÇAMENTO SELO DO PROCON “EMPRESA AMIGA DO CONSUMIDOR”;
As empresas para obter o selo, terão que fazer: todos os funcionários deverão participar de palestras sobre direito do consumidor, atender suas demandas junto ao consumidor internamente, não ter reclamações junto ao Procon.
- CONVÊNIO COM A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL PARA PALESTRAS E ORIENTAÇÕES AOS COMERCIANTES DO MUNCIPIO;
Serão ministradas palestras sobre direito do consumidor para funcionários e proprietários de empresas no município.
- ENCONTRO TÉCNICO DE DIREITO DO CONSUMIDOR DO LITORAL NORTE;
Palestras ministradas por renomados juristas da área em Direito do Consumidor, visando os operadores da área jurídica do Litoral Norte e o público em geral.
- MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO DE DIVIDAS;
Conciliação entre consumidor e bancos para negociação e amortização de suas dividas.
Perguntas Frequentes
1. Qual o procedimento para abertura de processo administrativo?
Em todos os casos o requerente deve formular requerimento, acompanhado de documentos pessoais e demais peças necessárias, a depender do caso concreto, recolhendo a taxa pertinente.
São isentos de taxas os pedidos de informação e cópias até o limite de 10 folhas.
2. O que é necessário para efetuar parcelamento de tributos?
No caso de débito ajuizado, recolher as custas e honorários e ir até a divisão de dívida ativa com a identificação do imóvel e documentos pessoais e efetuar o parcelamento. No caso de débitos não ajuizados comparecer na divisão de dívida ativa com documentos pessoais e identificação do imóvel; caso o imóvel esteja em nome de terceiro deve trazer procuração assinada.
3. Qual o procedimento para desbloqueio de senha da nota fiscal paulista?
Comparecer ao PROCON, munido de documentos pessoais, preencher uma ficha e solicitar o serviço.