Prefeitura promove projeto de conservação da fauna silvestre

 Ao constatar a existência de ninhos de Coruja Buraqueira ao longo do município, a Prefeitura de São Sebastiao, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), através da Divisão Socioambiental, tem realizado ações que têm dado origem a um projeto de conservação de aves que se encontram em local de intensa ação antrópica. Atualmente são cinco áreas monitoradas, sendo duas na Enseada, uma no Canto do Mar, uma no Morro do Abrigo e uma no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.

Prefeito Felipe Augusto solicita ao Governo do Estado mudanças nas normas do setor pesqueiro

Secretário estadual recebeu pescadores a pedido do prefeito de São Sebastião

O prefeito Felipe Augusto levou representantes da Colônia Z14 de São Sebastião, e demais Colônias de Pesca do Litoral Norte, para se reunirem com o secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a fim de rever as regras para pesca de arrasto de camarão.

O secretário estadual recebeu os pescadores a pedido do prefeito Felipe Augusto, que considerou a reunião produtiva, e os pescadores tiveram a oportunidade para apresentar as dificuldades quanto à questão, que está gerando apreensões e multas pela Polícia Militar Ambiental na região.

Os pescadores pedem apoio ao secretário estadual em relação à Portaria 56/1984, da antiga Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SEDUPE), que define regras para pesca de arrasto de camarão.

Ficou definido que as colônias irão produzir uma proposta formal de melhorias, para que o prefeito Felipe Augusto apresente ao secretário estadual uma sugestão de atualização da portaria, e consequentemente encaminhe para tratativas ao governo federal.

Prefeitura promove visita monitorada de escola ao Viveiro Municipal

A Prefeitura de São Sebastião promoveu recentemente visita monitorada dos alunos da Escola Tia Marisa ao Viveiro Municipal, localizado no bairro da Reserva Du Moulin, na região central da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), por meio da Divisão Socioambiental, apresentou as atividades do Viveiro que tem como objetivo a produção e manutenção de mudas nativas.

Às crianças, o engenheiro agrônomo da SEMAM, Anderson Ribeiro, explicou sobre a atuação na promoção do plantio de diferentes espécies nativas e frutíferas ao longo do município, que aumenta a biodiversidade na região. “Além do trabalho de Educação Ambiental para visitantes e atividades educacionais monitoradas”, comentou, ao destacar também o trabalho de recuperação em Áreas Degradadas e de Preservação Permanente.

Ribeiro apresentou aos alunos a compostagem, a criação de galinhas, horta orgânica, as frutíferas e mudas nativas, além de um modelo de caixa para criar abelha e a sua importância para a existência de vida na Terra.

Os alunos também aprenderam com o viveirista e funcionário municipal, Luís Rodrigues, que falou sobre o artesanato que realiza, confeccionando móveis com o aproveitamento da poda de árvores, e a importância no reaproveitamento do material, com a diminuição de resíduos gerados.

A professora Tatiana Barbosa destacou que o Ensino não se faz apenas em sala de aula. “Essas atividades são importantes, pois funcionam como recursos pedagógicos que contribuem para tornar a aprendizagem mais estimulante e enriquecedora. Nossos pequenos amaram tudo”, ressaltou.

A engenheira agrícola da SEMAM, Nathalie Pacheco, atenta para a necessidade de despertar o interesse das próximas gerações com as questões ambientais. "As atividades extracurriculares, em ambiente diferente ao que o aluno já está acostumado, são de grande valia e contribuem para o aprendizado e melhor absorção do conteúdo", comentou.

O Viveiro Municipal está aberto para visitas de munícipes e escolas interessadas. Para isso basta entrar em contato com a SEMAM, por meio dos telefones (12) 991088259 ou (12)981150530.